Iphan recebe peças furtadas do Museu da Inconfidência (MG)

publicado em 25 de janeiro de 2008, às 16h24

 

A campanha lançada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para recuperar peças roubadas ou desaparecidas do patrimônio nacional, já começa a dar resultado. A instituição recebeu ontem um de ferro de passar do século 19 e uma piroleta - ornamento do terminal de encosto da cadeira - do século 18, ambos em bronze fundido. O cidadão que devolveu as peças preferiu não se identificar. Ele alega que os objetos foram furtados por seus pais, na década de 1970, e que, ao tomar conhecimento da campanha, decidiu devolver as peças ao local de origem. 

Os objetos faziam parte do acervo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), onde estavam expostos como exemplares característicos da época. A cadeira, que pertencia à Câmara de Sabará (MG), foi emprestada em 1972, após o roubo, para o Museu da Casa do Padre Toledo, onde está exposto sem piroletas. Há outra cadeira idêntica no Museu da Inconfidência, com os ornamentos. No museu, há também outro ferro de passar igual ao devolvido. Ele possui um compartimento interno, onde se colocava uma peça de metal em brasa, e dois pegadores, unidos por um cabo de madeira. As obras estão no Iphan do Espírito Santo, onde foram entregues, e serão novamente integradas ao acervo do museu.

A Campanha pela Recuperação dos Bens Procurados foi lançada em outubro de 2007, em cadeia nacional de televisão. Neste ano, o Iphan colocará banners em todos os aeroportos, alertando que é crime comprar e vender peças de arte ou antiguidades roubadas e mobilizando a população na busca por esses bens, que compõem o patrimônio cultural brasileiro. O instituto também irá lançar um livreto com imagens e descrições das principais obras procuradas, para ser distribuído amplamente. As informações a respeito desses bens podem ser consultadas no site www.iphan.gov.br.  Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 22621971, fax (21) 25240482, pelo e-mail bcp-gemov@iphan.gov.br, ou a partir do banco de dados online.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan/ Monumenta
Fones: (61) 33268014/ 99720050 / 93330726
helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin