Concluída Restauração da Igreja de Nossa Senhora da Glória
publicado em 13 de janeiro de 2008, às 16h36
Após um ano e quatro meses desde o seu início, serão inauguradas, dia 24 de janeiro, às 18 horas, as obras de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, tombada pelo Iphan, em maio de 1938, por sua importância histórica e artística.
A ampla reforma consistiu na troca da argamassa, interna e externamente, na restauração de todos os elementos pétreos, na implementação de nova iluminação no adro (pátio ao redor), na restauração dos altares de madeira e na revisão completa das instalações elétricas.
A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII, construída em um terreno doado à Irmandade da Glória, em 1699. Acredita-se que ela foi erigida entre 1714 e 1739, com projeto atribuído ao tenente-coronel português José Cardoso Ramalho.
O monumento ganhou enorme prestígio com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808. A família Real tinha especial predileção pela Igreja. Em 1819, a princesa Maria da Glória foi trazida por seu avô, Dom João VI, para a cerimônia da consagração. A partir de então todos os membros da família Bragança, nascidos no Brasil, são consagrados na Igreja.
As obras, viabilizadas através de projeto Pronac, no âmbito do Ministério da Cultura, custaram cerca de 1 milhão e 600 mil reais e foram patrocinadas pela Petrobras e pelo BNDES. Também contaram com o apoio da Eletrobrás e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e com a consultoria e supervisão do Iphan, através da atuação de equipe multidisciplinar constituída por arqueólogos, restauradores, historiadores, arquitetos e engenheiros que participaram de todas as fases dos trabalhos.
O evento comemorativo constará de apresentação musical, missa solene e coquetel.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/Rio - (21) 2203-3146
Chico Cereto (9127-7387) ou Rodney Ribeiro (9792-4909).