Edital Arte & Patrimônio apresenta "Arte Brasileira no Acervo do MAC USP"

publicado em 21 de fevereiro de 2008, às 14h42

 

Primeira exposição do Edital acontece entre os dias 19 de fevereiro e 30 de março, no Palacete das Artes, em Salvador

O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras, apresentam a primeira exposição resultado processo de seleção do Edital Arte & Patrimônio 2007 – www.artepatrimonio.org.br. Entre os dias 19 de fevereiro e 30 de março, o Palacete das Artes, em Salvador, recebe o projeto “Arte brasileira no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP)”, que tem curadoria de Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC USP.

A partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), a exposição traça um panorama da arte nacional percorrendo 50 anos de história – entre os anos 1920 e 1970. São cerca de 80 trabalhos de artistas brasileiros em diferentes suportes – pintura, escultura, gravura e fotografia. O primeiro módulo da exposição é dedicado ao modernismo e seus desdobramentos, reunindo obras significativas de artistas que foram construtores do modernismo no país: Anita Malfatti, Antonio Gomide, Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho, Ismael Nery, Lasar Segall,Tarsila do Amaral e outros.

O segundo módulo da mostra dedica-se às tendências abstratas. São artistas do acervo do MAC USP que têm suas trajetórias marcadas no espaço da abstração. Estão presentes nomes como Antonio Bandeira, Danilo Di Prete, Fayga Ostrower, Frans Krajcberg, Iberê Camargo, Mario Cravo Jr., Sheila Brannigan, entre outros. Há também os que integraram ou se aproximaram das tendências construtivas, como Geraldo de Barros, Jandira Waters, Judith Lauand e Willys de Castro.

A exposição ainda apresenta obras que, ao longo dos anos 1960, promoveram novas transformações nas artes, causando impactos no circuito artístico. São artistas que adotaram novos modos de usar os materiais que davam suporte à idéia. Parte dessas novas experiências se apoiava nos fundamentos da Pop Art, de onde surgem os nomes de Antonio Dias, José Roberto Aguilar e Marcelo Nitsche.

O Edital Arte & Patrimônio
O Edital foi lançado em 2007 com o objetivo de criar uma linha de financiamento a projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio artístico e histórico nacional. Essa proposta celebra, em 2007, os 70 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Formada por Afonso Luz, Carlos Zílio, Cristiana Tejo, Fernanda Barbará, Lauro Cavalcanti, Lorenzo Mammi, Marisa Morkarzel, a comissão julgadora se reuniu em outubro passado para selecionar, entre os 138 projetos recebidos de todo o Brasil, 12 propostas que priorizavam a inter-relação entre as artes visuais contemporâneas e os patrimônios brasileiros escolhidos.

Dez projetos receberam um valor de incentivo de até 100 mil reais cada para a realização de exposições ao longo de 2008. Para a categoria exposição de leitura histórica houve um empate. Foram escolhidos dois projetos – “O sagrado coração, missão de São Miguel Arcanjo” (Rio de Janeiro) e “Arte brasileira no acervo do MAC USP” (São Paulo) – que dividirão um prêmio de até 400 mil reais.

Entre os projetos selecionados, o parque das ruínas de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, foi escolhido por três artistas contemporâneos – Carlos Vergara, Luiz Carlos Felizardo e João Eduardo Loureiro – como o tema de seus trabalhos. A comissão julgadora avalia junto aos artistas a possibilidade de o Edital promover uma exposição conjunta desses três projetos, evidenciando as diferentes leituras de um mesmo monumento histórico.  A relação de todos os projetos selecionados está disponível no site www.artepatrimonio.org.br.

FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO:
Curadoria: Lisbeth Rebollo Gonçalves
Projeto Museográfico: Gabriel Borba
Projeto Gráfico e de Sinalização: Elaine Maziero
Editoração Eletrônica: Roseli Guimarães de França
Produção: Ana Maria Farinha; Cláudia Ortiz; Alecsandra M. de Oliveira; Claudia Assir; Regina Pavão
Conservação e Restauro: Ariane Lavezzo; Renata Casatti; Rejane Elias, Marcia Sampaio
Montagem da exposição: Fábio Ramos; Mauro Silveira

Serviço:
Data:
19 de fevereiro a 30 de março de 2008
Local: Palacete das Artes (Rua da Graça, 292 – Graça, Salvador - BA).
Visitação e horário: de terça a domingo, das 10h às 18h.
Tel.: (71) 3117-6987.
Entrada franca.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan/ Monumenta
Fones: (61) 33268014/ 99720050 / 93330726

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin