Ano Ibero-Americano de Museus

publicado em 07 de fevereiro de 2008, às 15h14

 

Agenda do Ano Ibero-americano de Museus: Lançamento será na próxima quarta, na Espanha

A programação do Ano Ibero-americano de Museus será lançada na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro, às 17h, no Museu Reina Sofia, em Madri, na Espanha. O lançamento ocorrerá paralelamente à abertura da 27ª Feira de Arte Contemporânea – Arco 2008, que terá o Brasil como país-tema.

A solenidade reunirá os ministros da cultura do Brasil, Gilberto Gil, e da Espanha, César Antonio Molina; o secretário geral da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Álvaro Marchesi; e o secretário Geral da Secretaria Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias.

A agenda do Ano Ibero-americano de Museus reúne mais de 900 eventos em instituições museológicas da Ibero-América, entre exposições, seminários, palestras e shows   relacionados ao tema Museu como Agente de Mudança Social e Desenvolvimento.

Programa Ibermuseus e celebração do Ano Ibero-americano de Museus
O Programa Ibermuseus e a celebração 2008 - Ano Ibero-americano de Museus foram aprovados na XVII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em novembro de 2007, em Santiago do Chile. Apresentada e coordenada pelo Brasil, a proposta é a primeira iniciativa brasileira na área de Cultura aprovada pela cúpula e o único item de política cultural do documento-final que reúne o programa de ações para a Comunidade Ibero-americana.

O Programa Ibermuseus prevê a troca de experiências no campo museal, a criação de um fundo de desenvolvimento para os cerca de dez mil museus e a formação de uma rede ibero-americana de museus.

A proposta do programa foi aprovada inicialmente na Declaração de Salvador, resultante do I Encontro Ibero-Americano de Museus, realizado em junho deste ano, na Bahia. Em julho, na X Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, em Valparaíso (Chile), a declaração foi ratificada. O documento firmado entre as autoridades, denominado Declaração de Valparaíso, serviu como base para as deliberações na área da cultura, na Cúpula dos Chefes de Estados.

A agenda do Ano Ibero-americano de Museus estará disponível nos portais: www.museus.gov.br; www.cultura.gov.br, www.oei.org.br/, e www.segib.org.br

Mais informações
Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan
Tel: (61) 3414 6234.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin