Índios do Vale do Rio Negro recebem ornamentos sagrados
publicado em 24 de abril de 2008, às 16h00
Os povos indígenas do Rio Uaupés receberam, no dia 17 de abril, ornamentos sagrados que estavam no Museu do Índio, em Manaus, havia mais de 70 anos. A cerimônia ocorreu na Maloca da Federação das Organizações indígenas do Rio Negro – Foirn, em São Gabriel da Cachoeira, na Amazônia. Participaram diversas lideranças indígenas e representantes de instituições que apoiaram o processo de repatriação, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Socioambiental - Isa.
A caixa com os ornamentos continha, aproximadamente, 108 peças sagradas chamadas de “maha poari”. Esses objetos são de propriedade coletiva dos povos indígenas da região. Agora caberá à Foirn fazer a entrega destes ornamentos ao Centro de Estudos e Revitalização das Culturas Indígenas de Iauaretê.
A celebração foi a conclusão de mais uma etapa da série de atividades estabelecidas para dar continuidade à revitalização cultural dos povos da região do Rio Uaupés, iniciada com o registro da Cachoeira de Iauretê como Patrimônio Cultural Brasileiro. A cachoeira foi registrada pelo Iphan em agosto de 2006, inaugurando o Livro de Registro dos Lugares.
Fonte: Ascom