UNESCO oferece cursos de Patrimônio Imaterial
publicado em 11 de abril de 2008, às 16h18
Patrimônio Imaterial será tema de curso à distância realizado pela UNESCO
Estão abertas as inscrições para o curso “Patrimônio Imaterial: política e instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda”, uma realização da UNESCO com coordenação geral da COMUNA S.A, instituição de sociedade civil, sem fins lucrativos e sediada em Belo Horizonte. Com aulas ministradas à distância (pela internet), por meio da plataforma de educação à distância da Duo Informação e Cultura, empresa também de Belo Horizonte, o curso acontecerá no período de 22 de abril a 24 de junho.
Serão oferecidas 150 vagas para interessados de todo Brasil. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) do Ministério da Cultura são parceiros institucionais nesta iniciativa.
O objetivo é informar sobre a política e as ações desenvolvidas nesta área, incentivando o espírito crítico dos participantes e qualificando-os para desempenhar ações mais efetivas e conscientes, que tenham como foco o patrimônio cultural de natureza imaterial.
O público-alvo é formado por gestores de órgãos públicos municipais, estaduais e federias ou ligados a estes, principalmente das cidades incluídas em programas especiais da área de patrimônio, pesquisadores, professores e alunos de universidades estaduais e federais.
Diante da extensão territorial brasileira, a aprendizagem virtual permite que alunos e professores de vários Estados possam debater e trocar experiências sobre temas relativos ao seu cotidiano profissional, possibilitando diálogos e trocas de experiências entre realidades diversas. Neste sentido, é importante destacar que a modalidade à distância amplia o acesso à formação dos profissionais da área patrimônio cultural de várias partes do Brasil.
Nos primeiros dias do curso, será ministrada a disciplina “Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a distância)”, com o objetivo de quebrar uma possível resistência dos alunos em relação à aprendizagem virtual, otimizar a utilização dos recursos da plataforma do curso e explicitar a metodologia adotada.
Nas aulas seguintes, divididas nos módulos “Patrimônio Imaterial: bases conceituais” e “Instrumentos e práticas de salvaguarda”, serão discutidos os conteúdos: As Dimensões do Patrimônio; Construção das Políticas Internacionais de Referência para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial; - O Patrimônio Imaterial: Políticas em Curso - A Legislação Brasileira e os Programas de Fomento; Metodologias de Inventário E Pesquisa Aplicadas ao Patrimônio Imaterial; A Instrução dos Processos de Registro; Fomento, Salvaguarda e Processos de Empoderamento das Comunidades.
O corpo docente é formado por Luiz Fernandes de Assis, Antônio Augusto Arantes, Maria Cecília Londres, Márcia Santana, Letícia Vianna, Ana Claudia Lima e Alves e Claudia Márcia Ferreira. A coordenação de conteúdo é de responsabilidade de Célia Corsino. (*Currículos dos professores e resumos das ementas em arquivo anexo).
É importante registrar que o conteúdo que será abordado no curso está alinhado com os conceitos e com a implementação da política para a área de patrimônio imaterial, conforme vem sendo conduzida pelo Iphan, que é interlocutor permanente da UNESCO na implementação da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível, de 2003.
Serviço
Curso: Patrimônio Imaterial: política e instrumentos de identificação, documentação e salvaguarda (pela internet)
Período do curso: 22 de abril a 24 de junho
Inscrições: pelo site www.duo.inf.br até o dia 18 de abril
Número de vagas: 150
Carga horária:
Estima-se uma carga horária de 30 hs/mês (1 h/dia), totalizando 63 horas
Investimento:
R$ 350,00 à vista, ou em 2 parcelas de R$175,00
Informações:
Duo Informação e Cultura (www.duo.inf.br) – (31) 3224.6700 ou pelo e-mail: curso@duo.inf.br
Fonte: Ascom