Iphan conclui inventário do Itamaraty

publicado em 21 de maio de 2008, às 13h28

 

O Palácio do Itamaraty em Brasília, um dos marcos da moderna arquitetura brasileira, abriga um acervo de 87 pinturas, 92 gravuras, sete desenhos, 18 esculturas, dois bustos, 65 tapetes orientais, 12 peças de arte sacra e 34 de prata históricas, além de 670 peças de mobiliário moderno e histórico.

Este é o resultado do inventário de bens móveis e integrados do Itamaraty, recém concluído pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Distrito Federal.

Edifício sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio foi projetado por Oscar Niemeyer. “Além de ser o Palácio mais bem conservado de Brasília, o Itamaraty abriga um acervo de obras de arte importantíssimo”, enfatiza o superintendente do Iphan no DF, Alfredo Gastal.

Ele destaca, entre outros, os quadros O Grito do Ipiranga, de Pedro Américo; Coroação de Dom Pedro I pelo Bispo do Rio de Janeiro, de Jean Baptiste Debret; Engenho de Pernambuco, de Frans Post; e dois estudos de Cândido Portinari – Guerra e Paz - para o painel da sede da ONU, em Nova York. Destaca ainda os painéis de Athos Bulcão e os jardins de Burle Marx.

De acordo com Gastal, o Itamaraty foi o primeiro palácio de Brasília a ser inventariado pelo Iphan. “Foi um trabalho de cerca de seis meses coordenado pela Superintendência do Iphan, sendo realizado por um museólogo, dois especialistas em pintura, um em mobiliário moderno e antigo, um em arte sacra e prataria e um fotógrafo”, explicou. O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, também está sendo inventariado. Em seguida será a vez do Palácio do Planalto.

Um dos objetivos do inventário é o de incluir, no tombamento do Palácio do Itamaraty, todo o seu acervo. Outros objetivos são a publicação de dois livros, um pelo próprio Itamaraty e outro em conjunto com o Iphan.

Para cada peça inventariada foi feita uma ficha catalográfica com a descrição física, medidas, autoria, procedência, características históricas e bibliográficas.

Acervo
Pinturas .............. .. .87
Gravuras ............. . ..92
Desenhos .............. ..07
Relevos na parede ...05
Esculturas ................18
Bustos ............... . ....12
Estatuetas ........... .....02
Arte Sacra .......... ......12
Prata Histórica ....... ...34
Mobiliários ........... ....670
Tapetes orientais ...  ...65
Passadeiras orientais...32

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Iphan - Brasília
Fone: (61) 3327-5410
E-mail: joaocarlos@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin