Iphan emite parecer favorável ao projeto do Hotel Hilton em Salvador

publicado em 06 de junho de 2008, às 15h22

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) emitiu parecer favorável ao projeto do Hotel Hilton, no Bairro do Comércio, em Salvador, Bahia. O Iphan solicitou ao grupo português Imocom, responsável pelo empreendimento, as plantas do projeto final proposto, para avaliação e emissão do carimbo de aprovação da obra.

De frente para o Mercado Modelo, na Praça Cayru, o edifício poderá contribuir positivamente para a revitalização da paisagem urbana. O projeto foi pensado de forma a valorizar do patrimônio da região. O hotel irá manter a volumetria e a fachada de quatro importantes casarões históricos, além de todos os seus ornamentos.

A entrada principal será no Sobrado Azulejado, tombado pelo Iphan em 1969. A fachada principal, revestida de azulejos em azul e branco, com vãos neo-góticos em forma de ogiva, ocupa um quarteirão inteiro.

O grupo irá restaurar outros três casarões: o sobrado à Rua Portugal, nº 2, e os dois sobrados à Rua Santos Dumont, nos 4 e 6 (veja a localização na foto abaixo). Todos esses prédios serão interligados e também irão se conectar a um prédio moderno, que terá seu limite de altura estabelecido pelo gabarito do Edifício Roosevelt, ao lado, preservando a paisagem.

O edifício poderá contribuir para a revitalização dessa importante área da cidade, onde o moderno Elevador Lacerda, tombado pelo Iphan em 2006, divide a paisagem com prédios coloniais e ecléticos. A expectativa é que a implantação desse empreendimento hoteleiro ajude a atrair novos investimentos que contribuam para a recuperação do patrimônio histórico do bairro.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta
Fones: (61) 3326 8014 / (61) 9972 0050
helenabrandi@iphan.gov.br
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin