Pilar de Goiás recebe a obra de restauração da Ermida de Nossa Senhora das Mercês

publicado em 09 de julho de 2008, às 16h05

 

O Iphan vai entregar à comunidade de Pilar de Goiás a obra de restauração da Ermida de Nossa Senhora das Mercês, no próximo dia 11 de julho, às 18 horas, com solenidade e missa de ação de graças. A iniciativa foi uma parceria com a Prefeitura Municipal, a Diocese de Uruaçu e o governo de Goiás, através da Companhia Elétrica de Goiás, Celg.

As obras foram realizadas em seis meses, com o acompanhamento técnico da Superintendência Regional do Iphan em Goiás, e o custo do projeto foi de R$198 mil, recurso proveniente do Programa Brasil Patrimônio Cultural.

A cidade de Pilar foi o núcleo do ciclo da mineração goiana, criado em meados do século XVIII. Tombada em 1954, foi a primeira a ter a designação de núcleo paisagístico pelo Iphan. Em seu centro histórico há uma edificação tombada individualmente, a Casa da Princesa, que abriga atualmente o Museu da Casa Setecentista.

A construção da pequena Igreja das Mercês, possivelmente contemporânea à criação do povoado, é a única que foi conservada, de acordo com estudos realizados pelo pesquisador Elvin Mackay Dubrugas. A Ermida possui características que se assemelham a outras construções representantes da arquitetura religiosa do mesmo período, tendo como diferencial um alpendre na lateral.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta
Fones: (61) 3326 8014 / (61) 9972 0050
helenabrandi@iphan.gov.br
carine.almeida@iphan.gov.br
ascom@iphan.gov.br

Fonte: Ascom

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin