São Francisco do Sul (SC) recebe as obras de restauração do Mercado Municipal
publicado em 05 de julho de 2008, às 16h13
A cidade de São Francisco do Sul recebe no próximo dia 05 de setembro o Mercado Público Municipal restaurado pelo Programa Monumenta em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade. As obras foram iniciadas em maio de 2006. Estarão presentes ao evento de inauguração o coordenador nacional adjunto do Monumenta, Robson Antônio de Almeida e o prefeito do município, Odilon Ferreira de Oliveira, além de outras autoridades.
Completamente restaurado, o mercado foi construído no início do século XX e apresenta uma arquitetura eclética com traços do neoclássico. O valor total do projeto foi de R$517.704,93.
O Mercado Municipal faz parte do Centro Histórico de São Francisco do Sul, tombado pelo Iphan em 1987. Local de compras cotidianas dos moradores locais, também abastece moradores do outro lado da Baía Babitonga, além de ser um ponto de atração para os turistas. A obra está integrada a um conjunto de ações que visam à requalificação da região do centro histórico. A reocupação dos espaços nos boxes está sendo feita por meio de licitação.
O Monumenta já realizou as seguintes obras na cidade: Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, Museu Nacional do Mar e o Terminal Turístico Naval. O Clube XXIV de Janeiro, imóvel privado, também já foi entregue.
As praças da Bíblia e da Carioca foram concluídas neste ano, bem como o Parquinho do Rotary. Ainda estão em andamento as obras do Museu Histórico, o estacionamento turístico, e a segunda etapa de reurbanização do centro histórico - a primeira foi finalizada no início de 2007. A conclusão das obras deve ser feita até o fim de novembro deste ano.
Três editais de seleção de imóveis privados - que contemplam moradores de áreas tombadas com financiamento a juro zero - já foram realizados em São Francisco do Sul. O próximo edital será lançado no dia 05 de setembro e as propostas podem ser entregues a partir de 08 de setembro até 08 de outubro. O dinheiro pago pelos proprietários retorna para o fundo de preservação do patrimônio que é destinado ao próprio município.
Restauração
Na primeira etapa da obra foram executados os seguintes serviços: sanitários masculino, feminino e para deficientes físicos; instalação central de gás; colocação de dutos para águas pluviais; reconstrução dos balcões para peixaria; reparos em fissuras e reconstituição dos requadros das alvenarias e reboco; imunização das madeiras de cobertura; restauração dos gradis existentes; execução de cobertura; restauração de esquadrias e pinturas gerais.
Já na segunda fase, executada pela Prefeitura, foram realizadas a revisão e complementação dos serviços indicados acima. Houve ainda uma ação paralela que executou as instalações provisórias para abrigar os comerciantes do mercado durante sua restauração.
Outra ação complementar foi a construção do deck (no entorno do mercado) que abriga mesas para o futuro restaurante, realizada com um investimento de R$ 455.158,66.
O Centro Histórico
O Sítio Histórico é composto pelo núcleo original da cidade, as elevações que o envolvem, e por uma faixa ao longo da orla marítima, e remonta a um período entre 1650 e 1720.
Nesta área insere-se o centro cívico e religioso, além do principal pólo de comércio e prestação de serviços do município, que se estende também ao entorno. O tombamento abrange cerca de 400 imóveis dentre os quais se destacam a Igreja Matriz, o Estaleiro da Vila da Glória (século XVII) e o forte Marechal Luz. Todos eles documentam a história de uma colonização baseada fundamentalmente num empreendimento militar que tomou posse do território. Outras obras que se destacam no local são o Museu Nacional do Mar (aproximadamente 1903); Clube XXIV de Janeiro e Anexo (1908); Casarão Jacob; Prefeitura Municipal e a Capitania dos Portos, dentre outros.
Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento econômico e social.
São objetivos do programa: preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população acerca do patrimônio histórico, aperfeiçoar sua gestão, estabelecer critérios de prioridades de conservação e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas em recuperação no âmbito do projeto.
Atualmente 26 cidades participam do Programa Monumenta, todas elas escolhidas de acordo com sua representatividade histórica e artística e urgência na recuperação das edificações. Entre as obras selecionadas estão centenas de monumentos como museus, igrejas, fortificações, casas de câmara e cadeias, palacetes, conjuntos escultóricos, conventos, fortes, ruas, logradouros e edificações privadas em áreas tombadas.
Serviço:
Inauguração do Mercado Municipal
Data: 05 de setembro de 2009
Horário: às 20h
Local: Rua Babitonga - Centro Histórico
Funcionamento: De segunda a sábado – das 6h às 19h
Domingos e feriados- 8h às 14h
Mais informações
ascom@iphan.gov.br
carine.almeida@iphan.gov.br