Iphan, CPTM e Prefeitura de Santo André assinam protocolo para volta de trem turístico no município

publicado em 26 de agosto de 2008, às 16h32

 

O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o prefeito de Santo André, João Avamileno, e representantes da Secretaria de Transportes e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram no dia 23 de agosto o protocolo de intenções para a implantação do primeiro trecho do projeto Expresso Turístico, que ligará São Paulo (SP) a Paranapiacaba, município de Santo André (SP).

A linha turística deve ser inaugurada em setembro, e ligará a Estação da Luz, na capital paulista, a Paranapiacaba, com uma parada na estação de Santo André. A princípio a viagem deverá ser feita uma vez por semana, aos domingos, com saída pela manhã e retorno à tarde. A composição do expresso turístico contará com uma locomotiva a diesel da CPTM e dois vagões com capacidade para 170 pessoas, cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O protocolo prevê a cooperação dos três órgãos do governo na implementação desse roteiro turístico, ligado à memória ferroviária do estado de São Paulo. O Iphan autorizou a realização do projeto e vai ceder as máquinas e vagões de passageiros em sua fase de ampliação. A Prefeitura de Santo André vai reformar a Estação de Paranapiacaba, com um investimento previsto de R$ 200 mil, e efetuará a operação turística na vila. Já a CPTM reformará os dois vagões de passageiros e garantirá a operação do trem turístico.

Fonte: Ascom

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin