Iphan e FGV assinam protocolo para Centro de Formação em Patrimônio

publicado em 21 de agosto de 2008, às 12h42

 

O Iphan e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) assinaram, no dia 21 de agosto, o protocolo de intenções para a criação do Centro de Formação em Patrimônio. O evento aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

O protocolo cria condições para que ambas instituições possam desenvolver conjuntamente o modelo e a estrutura organizacional do Centro de Formação em Patrimônio para a América Latina e países da África de língua portuguesa, em parceria com a Unesco. O primeiro passo deste trabalho será o desenvolvimento de um estudo de viabilidade para ser apresentado à Unesco ainda em 2008.

O Centro pretende oferecer formações de pós-graduação na área de patrimônio e especializações em gestão cultural, além de outros cursos, como capacitação em restauro.

Centros internacionais
Nos últimos anos, a Unesco apoiou a implantação de centros de patrimônio na China, África e no Oriente Médio. A instituição pretende intensificar os estudos relativos ao patrimônio sob uma ótica regional. Além de servir como um espaço de reflexão a respeito de políticas de preservação, os centros se propõem a formar especialistas de vários países de uma região.

No ano passado o Brasil foi eleito para ocupar uma cadeira no Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco que delibera sobre o reconhecimento dos Patrimônios da Humanidade. O país atua hoje como porta-voz da América Latina nesse comitê.

A proposta de implementação desse núcleo acadêmico já foi discutida na Reunião da Comissão de Patrimônio do Mercosul Cultural, ocorrida no próprio Palácio Gustavo Capanema, em maio deste ano. Todos os presentes - representantes de instituições de patrimônio da Argentina, Chile, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Equador – apoiaram a ideia.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Iphan/Monumenta
Tels: 61 3326 3911 - 61 3326 8014 - 61 9972 0050
E-mail: ascom@iphan.gov.br
ascom@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin