O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular comemora 50 anos

publicado em 20 de agosto de 2008, às 12h48

 

Com programação no Catete Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular comemora 50 anos de existência na próxima sexta-feira, 22, Dia Nacional do Folclore, com uma programação elaborada especialmente para a data.

Serão lançados o vídeo documentário em DVD "Em busca da tradição nacional (1947-1964)" e a nova versão do portal da instituição na internet - www.cnfcp.gov.br. <http://www.cnfcp.gov.br/>. Haverá, ainda, apresentações do grupo de capoeira "Angola Ypiranga de Pastinha" e convidados, do bumba-meu-boi "Brilho de Lucas" e do repentista Miguel Bezerra. O lançamento do vídeo e do site será realizado no auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, às 18 horas, e as apresentações, no espaço em frente à Galeria Mestre Vitalino. O CNFCP fica na Rua do Catete, 179 (estação Catete do metrô).

O vídeo inaugura a série "Caminhos da Cultura Popular no Brasil" como forma de destacar o esforço de intelectuais brasileiros para o estudo e a preservação das expressões populares. A partir de fotografias, gravações sonoras e filmes reunidos desde 1940 no acervo da Biblioteca Amadeu Amaral do CNFCP, o vídeo narra não só a história da instituição, como também um pouco da memória dos estudos de folclore e cultura popular no Brasil, a fim de preservar o trabalho já desenvolvido e fazer dele suporte para o desenvolvimento e a continuidade de pesquisas e estudos na área.

O novo portal do CNFCP reestrutura e amplia a página da  instituição,disponível na internet desde dezembro de 2003. Resultado do projeto "Tecnologia e tradição: internet na difusão da cultura popular brasileira", financiado pelo Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC/Unesco) e executado com a interveniência da  Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro em 2007, a nova versão do portal garante a ampliação de acesso à informação qualificada, colaborando com a difusão de registros e estudos sobre manifestações da cultura popular brasileira.

Histórico
O CNFCP é a única instituição pública federal que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Suas atividades produziram um acervo museológico de 13 mil objetos, 130 mil documentos bibliográficos e cerca de 70 mil documentos audiovisuais.

Está instalado no conjunto arquitetônico do Catete, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com o término da Segunda Guerra Mundial, a Unesco liderou um movimento que procurou implantar mecanismos para documentar e preservar tradições que, avaliavam, estariam em vias de desaparecimento. No Brasil, atendendo a essa diretriz, em 1947 foi criada a Comissão Nacional de Folclore, vinculada à Unesco.

Desse processo resultou, em 1958, a instalação da Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, primeiro órgão permanente dedicado a esse campo, vinculado ao então Ministério da Educação e Cultura. Em 1976 a Campanha foi incorporada à Fundação Nacional de Arte (Funarte) como Instituto Nacional do Folclore. Já com a denominação atual - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) -, a instituição passa, no fim de 2003, a integrar a estrutura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin