Igreja do Bom Jesus da Coluna é reinaugurada no Rio de Janeiro

publicado em 12 de agosto de 2008, às 13h17

 

A Igreja do Bom Jesus da Coluna, localizada na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, será reinaugurada no próximo dia 15 de agosto, às 10 horas, com a presença de inúmeras autoridades eclesiásticas, civis e militares.

Tombada pelo Iphan, em julho de 1964, por sua importância histórica a igreja esteve em obras por dois anos, sendo totalmente restaurada, o projeto recebeu recursos com valor aproximado de 1 milhão e 500 mil reais, e foi realizado através de projeto Pronac, desenvolvido pela Fundação Cultural do Exército Brasileiro - Funceb - e patrocinado pelo BNDES.

As obras foram realizadas com a consultoria técnica e acompanhamento de equipe multidisciplinar do Iphan no Rio de Janeiro e englobaram ações de natureza civil, como reparos nos emboços e telhado, a revisão da parte elétrica e toda a restauração artística.

O acervo de bens móveis pertencente à igreja estava guardado no Forte Copacabana e também foi restaurado graças a um curso para a formação de auxiliares de restauração, promovido pela Funceb em parceria com a Escola de Belas Artes. Após um ano de duração, o curso formou 26 especialistas.

Com as benfeitorias, a igreja será elevada à categoria de Santuário Militar e voltará a ser utilizada para cultos a serem realizados por um Capelão Militar.

Devido ao grande interesse que vem sendo despertado pela restauração do monumento, serão realizadas missas especiais, às 10 horas, nos dias 16 e 17 de agosto, com a participação da Orquestra Sinfônica do Exército, tal qual no dia da inauguração.

Histórico
A Ilha do Bom Jesus, hoje incorporada à do Fundão, foi doada à congregação dos padres franciscanos, em 1704, e por isso era também conhecida como Ilha dos Frades. O hospício e a Igreja de Bom Jesus tiveram suas obras iniciadas em 1705. Durante a permanência de Dom João VI no Brasil, o local foi muito prestigiado, e palco para a festa de São Francisco de Assis, porém, sua posição de destaque foi perdida, entrando em declínio. No período de 1823 a 1850, as dependências do convento foram utilizadas para isolamento dos portadores de diversas moléstias, tais como os lázaros e os doentes com vários tipos de febres e cólera. Em 1868, o prédio passou a abrigar o Asilo dos Inválidos da Pátria; e o convento arruinou-se, restando, hoje em dia, apenas a Igreja que conserva o partido franciscano primitivo - com galilé, nave única e capela-mor profunda.

Serviço:
Reinauguração da Igreja do Bom Jesus da Coluna
Data:
15 de agosto de 2008
Horário: às 10h

Cerimônia
Missa especial, às 10 horas com participação da Orquestra Sinfônica do Exército
Endereço: Ilha do Fundão, Rio de Janeiro - RJ

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Fones: (21) 2203-3146
Amanda Moura, Chico Cereto ou Rodney Ribeiro

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin