Iphan realiza I Oficina com os Estados e avança na construção do Sistema Nacional de Patrimônio

publicado em 12 de agosto de 2008, às 13h19

 

O Iphan, o Ministério da Cultura e o Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura realizaram no dia 08/08, em Brasília, a I Oficina de Órgãos Estaduais de Patrimônio Cultural para debater as estratégias de atuação concertada dos órgãos federais, estaduais e municipais, parceiros privados, sociedade civil organizada e organismos internacionais na gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro: o Sistema Nacional de Patrimônio (SNP).

O evento foi aberto pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, que ressaltou a importância da articulação com os Estados para a construção do Sistema Nacional do Patrimônio. A reunião contou com a participação da Secretária de Cultura do Paraná, Vera Maria Haj Mussi Augusto - representante do Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários Estaduais de Cultura, de Jurema Machado - coordenadora de cultura da UNESCO no Brasil, e Maria Emília Nascimento - Diretora do Departamento de Planejamento e Administração do Iphan, além de Humberto Falcão de Martins - consultor do Instituto Publix.

Participaram do debate todas as superintendências regionais do Iphan, técnicos da área central do Iphan e do MinC e 23 órgãos estaduais de patrimônio de todas as regiões do país, totalizando cerca de 100 participantes. Todos ressaltaram a importância e apoiaram a constituição do Sistema Nacional do Patrimônio.

No período da tarde foram realizadas discussões em grupos que aprofundaram os entendimentos e as estratégias adotadas para a construção do SNP, resultando em diversas diretrizes e sugestões para o grupo de trabalho do patrimônio cultural. Em breve todo o material relativo ao Sistema Nacional de Patrimônio e a sistematização desta oficina estará disponível no sítio do Iphan.

O grupo de trabalho do patrimônio cultural é composto por representantes dos órgãos estaduais e técnicos do Iphan e é responsável pela organização da próxima etapa da construção do SNP: a realização de Seminários Regionais, em outubro.

Interessados nesta discussão podem enviar suas sugestões e questões para sistema.nacional@iphan.gov.br.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Tels: 61 3326 3911 - 61 3326 8014 - 61 9972 0050
ascom@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin