Brasil vai sediar a Conferência sobre Herança Holandesa em 2009
publicado em 03 de outubro de 2008, às 17h17
A segunda Conferência sobre Herança Holandesa Compartilhada será realizada no próximo ano no Recife (PE). O convite foi feito pelo Ministério da Cultura holandês, em reunião realizada na última semana de setembro com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, em Haia (Holanda).
Representantes do Brasil, Suriname, Gana, Índia, Indonésia, Rússia, África do Sul e Sri Lanka participarão do evento. O objetivo da conferência é aproximar os países que têm um patrimônio comum com os Países Baixos.
O governo da Holanda também manifestou interesse em apoiar a implantação do Centro de Referência da Memória Holandesa no Brasil (Centro Mauritzstaad), na capital pernambucana. A proposição foi feita pelo Iphan e a iniciativa conta com o apoio do governo do estado de Pernambuco e da Prefeitura Municipal da cidade.
Em abril deste ano, o presidente Lula assinou um memorando de entendimento com o objetivo de intensificar a cooperação técnica focada no patrimônio cultural comum das duas nações. No próximo dia 28 de outubro o ministro da Cultura holandês, Ronald Plasterk, fará uma viagem de reciprocidade ao Brasil para aprofundar as negociações.
Mais informações:
Assessoria de Relações Intenacionais - Iphan
Fones: (61) 3326 8014
mbrito@iphan.gov.br
internacional@iphan.gov.br