Comunidade dos Países de Língua Portuguesa apoia criação de Centro de Estudos do Patrimônio no RJ
publicado em 27 de novembro de 2008, às 13h09
Os ministros da Educação e da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa(CPLP) e seus representantes se reuniram em Lisboa, Portugal, nos dias 14 e 15 de novembro, para ratificar extensa pauta de assuntos. Entre eles, o apoio dos países participantes à iniciativa brasileira de instituir no Rio de Janeiro um Centro de Estudos do Patrimônio. Ficou decidido que os Estados Membros vão manifestar sua intenção comum à UNESCO, a fim de obterem a aprovação do referido Centro como Instituto de Categoria 2.
Nesse encontro também foi proposta a implementação de uma comissão composta por representantes dos Estados Membros para a elaboração de um Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, que inclua igualmente um léxico técnico-científico comum da língua.
Outras pautas foram discutidas, como a assinatura de um termo de adesão à rede DOCTV para aprovação e implementação do primeiro Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Os países participantes da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Confira no anexo todos os temas abordados nesse encontro:
Declaração CPLP NOV 2008 - Centro de Formação em Patrimônio.