Série de reportagens sobre projetos vencedores de prêmio do Iphan é publicada na RHBN
publicado em 27 de novembro de 2008, às 13h15
A Revista de História da Biblioteca Nacional desvenda os projetos sobre patrimônio cultural premiados pelo Rodrigo Melo Franco de Andrade 2008
A Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) está publicando uma série de reportagens sobre os sete vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade/2008, que é promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e seleciona projetos de cultura popular de todo o país. A edição de dezembro da revista traz uma matéria sobre o Programa de Educação Patrimonial Por Dentro da História, de Minas Gerais.
O Por Dentro da História é ilustrado por personagens típicos do município de Contagem (localizado na região metropolitana de Belo Horizonte). Para contar histórias educativas e típicas da região, livros e filmes são produzidos pelo projeto, que ainda coordena um centro de referência de educação patrimonial. A turma do Contagito, protagonista das histórias, está espalhada por toda a cidade das formas mais criativas. Um grupo de atores da região, por exemplo, se fantasia dos personagens das fábulas e visitam escolas públicas e hospitais.
A RHBN, nas edições de outubro e novembro respectivamente, destacou ainda os trabalhos da Fundação Padre João Câncio, de Salgueiro (PE), e do projeto Condessus/Quarta Colônia, da Bacia do Jacuí (RS). Em Pernambuco, a cultura da caatinga é o foco do trabalho da Fundação Padre João Câncio, que tem o objetivo de valorizar e dar continuidade à Missa do Vaqueiro. No Rio Grande do Sul está sendo construído o Centro de Apoio à Pesquisa Palenontológica (Cappa) na região da Bacia de Jacuí, resultado das recentes descobertas arqueológicas no local.
A revista, a cada nova edição, traz ainda as histórias dos outros vencedores do prêmio do Iphan: o Patrimônio indígena, história de nossa gente: resgatando a memória, as tradições e os lugares sagrados agora distantes de nós, do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX), do Mato Grosso; os Grupos de Cultura Popular - o maior patrimônio do Vale do Jequitinhonha, da Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha, de Araçuaí (MG); a Carnaúba, Pedra e Barro, na Capitania de São José do Piauí, de Olavo Pereira da Silva Filho, de Teresina (PI); e o Conjunto Arquitetônico Museu do Pão, da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, de Ilópolis (RS).
A revista – Desde o seu lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional. Sua linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente, independente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única em seu segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país. O conteúdo integral de todas as edições da revista também pode ser acessado no endereço www.revistadehistoria.com.br.