Monumenta promove o projeto “Agentes do Patrimônio” em Minas Gerais

publicado em 20 de novembro de 2008, às 14h10

 

O Programa Monumenta/Iphan vai promover o projeto “Agentes do Patrimônio” na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, de 13 a 14 de dezembro, quando acontecerá a reunião entre educadores e conselheiros que trabalham estrategicamente nos processos de educação patrimonial.

Atualmente existem centenas de conselhos municipais de patrimônio cultural em funcionamento em Minas que seguem as metodologias preconizadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG).

O instituto criou um amplo banco de dados com informações históricas e arquitetônicas, fotografias e plantas sobre milhares de bens culturais tombados ou inventariados nos municípios mineiros. Esse Programa de Municipalização foi um dos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco, do Iphan, em 2002.

A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Minas Gerais do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG); o Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e pelo Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (MACPS) – Laboratório de Arquitetura Pública (LAP).

Esta capacitação será constituída por aulas, palestras, e oficinas organizadas por interesses específicos.

Serviço:
Evento do Projeto Agentes do Patrimônio
Data:
13 e 14 de dezembro de 2008
Local: Escola de Arquitetura da UFMG - Rua Paraíba 697, Funcionários, Belo Horizonte.
Telefone: (31) 3235-2812 / 2813

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin