Iphan lança livro sobre a Ponte Internacional Barão de Mauá

Lançamento do livro dossiê Ponte Internacional Barão de Mauá, em Jaguarão-RS.A ponte Internacional Barão de Mauá, que liga o Brasil ao Uruguai, é a primeira candidata a bem da Lista do Patrimônio Cultural do MERCOSUL. A edificação que está localizada entre as cidades de Jaguarão e Rio Branco, é uma fronteira binacional (Brasil e Uruguai), o que a torna símbolo da vocação de integração entre os países da região. Para mostrar a importância da construção, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança em articulação com a Comisión de Patrimonio Cultural de la Nación/Uruguai, no próximo dia 30 de maio, o livro Ponte Internacional Barão de Mauá.

A publicação, apresentada em português e espanhol, traz o dossiê de Candidatura, detalhando as informações apresentadas para análise do bem.  Descrições como ficha técnica, história, instrumentos de proteção do Uruguai e do Brasil, justificativa da candidatura e proposta de gestão estão presentes no livro. 

O Dossiê vai ser apresentado em Jaguarão (RS) durante a cerimônia de reconhecimento do patrimônio, com a entrega oficial do Certificado de Patrimônio Cultural do MERCOSUL às autoridades brasileiras e uruguaias presentes. A publicação dá início a uma série de periódicos da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL (CPC), entre outras ações. 

O lançamento é parte da programação da XI Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL que vai contar com representantes da  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela. 

O reconhecimento binacional faz com que Uruguai e Brasil façam a gestão comum do bem. A intenção é que a administração compartilhada traga um maior entendimento do Patrimônio Cultural como uma ferramenta para inclusão social e como motor para o desenvolvimento da região. O desafio é encontrar as formas de viabilização que incentivem o diálogo, a coesão e desenvolvimento regional a partir do patrimônio.

 

Sobre a PontePonte Barão de Mauá, Jaguarão em Rio Grande do Sul.
A Ponte Internacional Barão de Mauá foi construída sobre o Rio Jaguarão, unindo Rio Branco (Uruguai) a Jaguarão (Brasil).  Foi erguida entre 1927 e 1930 para ligar o Brasil ao Uruguai. A construção foi a primeira entre os países e tinha como intuito aproximá-los política, econômica e culturalmente. 

Tombada em maio de 2011 pelo Iphan, a Ponte Internacional Mauá é o símbolo de uma união afetiva entre as cidades brasileira e uruguaia. No início de seu povoamento, Jaguarão era palco de disputas e batalhas entre as coroas de Portugal e Espanha, o que deu à cidade uma atmosfera militar. No entanto, a despeito das disputas, a população sempre transitou entre os dois lados, utilizando a Ponte Internacional Mauá, financiada pelo Uruguai em decorrência de uma dívida de guerra com o Brasil e executada no início do século XX. A Ponte foi declarada Monumento Histórico Nacional pelo Uruguai, em 1977.

Serviço:
Lançamento da publicação Ponte Internacional Barão de Mauá
Data
: 30 de maio de 2015
Local: Jaguarão – RS
Pedidos: publicacoes@iphan.gov.br

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
(61) 2024-5479
(61) 2024-5476 / 2024-5477
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin