Festa do Divino Espírito Santo vai acontecer em Natividade (TO)

Festa do Divino Espírito Santo, Natividade - TocantinsA festa do Divino Espírito Santo, uma das mais belas e tradicionais do país, vai acontecer em Natividade (TO) entre os dias 23 e 24 de maio de 2015. Serão dois dias de programação intensa e celebrações. No sábado acontece a procissão da Esmola Geral, quando a população vai para as ruas recolher donativos para festa principal.  

No mesmo dia à noite, é a vez da Festa do Capitão do Mastro. Após a missa, o Capitão é levado até a porta da Igreja Matriz em cima de um tronco de aproximadamente cinco metros de altura. A população acompanha os festejos e a procissão, com danças e brincadeiras. A folia só termina ao amanhecer.

No dia 24 de maio é o Domingo de Pentecostes, o grande dia do Reinado, Coroação do Imperador, Missa Solene e Transmissão dos Cargos. Esses acontecimentos são realizados sempre 50 dias após a Páscoa. A missa é o momento mais esperado. Durante a celebração é simbolizada as bênçãos e graças derramadas pelo Espírito em sete dons, Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor a Deus. Ao final, os fiéis recebem de lembrança o pão do Divino e acompanham o Reinado até a casa do Imperador, onde uma grande festa é realizada.

A festa do Divino acontece em Natividade desde 1904. Mas a origem da celebração vem do século XIV, em Portugal. A história conta que D. Isabel, esposa de D. Dinis, rei de Portugal, fez uma promessa de alimentar os famintos, vestir os nus e oferecer sua coroa ao Divino em troca de paz. A graça teria sido alcançada e a promessa cumprida, e assim, ficado a crença de que o santo acabaria com a peste, fome e guerra. O culto passou a ser difundido nos países colonizados pelos portugueses, caso do Brasil.

Clique aqui para ver a programação.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin