Iphan apresenta exposição Barcos do Brasil

publicado em 18 de novembro de 2008, às 14h16

 

O Brasil é o país mais rico do mundo em diversidade de barcos tradicionais, com representação de boa parte do patrimônio naval da humanidade. Para exemplificar isso, o Iphan/DF apresenta a partir do dia 19 de novembro a exposição Barcos do Brasil. A mostra é composta por modelos de embarcações brasileiras, muitas delas extintas, e faz parte do Projeto Barcos do Brasil, que envolve várias instituições do Governo Federal, dentre elas os Ministérios da Cultura, da Ciência e Tecnologia, da Educação e do Turismo. 

O principal objetivo deste projeto é reunir entidades públicas e privadas para localizar, cadastrar, proteger e valorizar os barcos tradicionais, seus contextos culturais e proporcionar meios de ampliar a qualidade de vida dos usuários e detentores deste patrimônio: os marinheiros, os pescadores, os mestres construtores e seus auxiliares. 

Entre as propostas desta iniciativa estão o inventário e diagnóstico do patrimônio naval no Brasil; o monitoramento e conservação das principais embarcações; a construção de barcos tradicionais em locais públicos e o desenvolvimento de programas para conservação e manutenção dos barcos tradicionais.

O patrimônio naval brasileiro possui exemplares de diversas embarcações, dentre elas as de tradições mediterrâneas, ibéricas, norte européias, africanas, asiáticas e americanas. Tal universalismo decorre das grandes navegações portuguesas, da multiplicidade étnica do Brasil, bem como da diversidade de ambientes geográficos litorâneos, lacustres (de lagos) e fluviais (de rios) do país. 

A exposição Barcos do Brasil pretende apresentar parte desse patrimônio por meio de modelos, espaços cenográficos e informativos, bem como proporcionar informação ao público sobre a importância do reconhecimento de técnicas tradicionais, seus usos e contextos, e a preservação das mesmas. Os modelos fazem parte do acervo do Museu Nacional do Mar, de São Francisco do Sul, Santa Catarina.

Para ser parceiro do projeto basta enviar um e-mail para gab.depam@iphan.gov.br ou ligar para (61) 3414 6204.

Serviço:
Exposição Barcos do Brasil

Local: Edifício Central Brasília – Saguão - SBN Quadra 02 – Térreo – Brasília DF
Telefone: 61 3414 6204

Mais informações:
gab.depam@iphan.gov.br 
(61) 3414 6204

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin