Obras na Igreja do Pilar em Recife (PE) conjugam restauração e inclusão social
publicado em 17 de novembro de 2008, às 14h22
O projeto de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Pilar está sendo promovido pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura Municipal de Recife e o Centro de Trabalho e Cultura (CTC), uma organização que promove capacitação profissional na área de bens imóveis.
A restauração do monumento tombado vai ser feita por meio de uma obra- escola, projeto que vai capacitar 80 alunos da comunidade do Pilar e adjacências (entre homens e mulheres) em cinco ofícios: carpintaria, cantaria, pintura, alvenaria e serralheria.
As aulas teóricas tiveram início em setembro deste ano, e a intervenção da obra escola começará em 5 de janeiro, com previsão de término em junho de 2009. O recurso a ser investido vem das instituições parceiras e é da ordem de R$600 mil.
Com a obra de recuperação da igreja se inicia o processo de revitalização da comunidade do Pilar, uma iniciativa do governo municipal, que com recursos do PAC vai requalificar a área com a construção de 458 habitações, posto de saúde, escola e mercado público. Nestas obras serão investidos cerca de R$ 30 milhões. A verba é do Ministério das Cidades.
Mais informações
Assessoria de Comunicação
www.monumenta.gov.br
ascom@iphan.gov.br
Fones: 3326.8907//9972.0050//3414.6194