Iphan inaugura exposição sobre Educação Patrimonial em Alcântara

publicado em 11 de novembro de 2008, às 14h57

 

A abertura da exposição “Traços e Retratos: Alcântara, Educação e Patrimônio” acontecerá no dia 11 de novembro, às 18h no Museu Casa Histórica de Alcântara. O evento é promovido pelo Iphan em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, e apresenta o resultado dos trabalhos realizados entre os meses de julho e setembro em doze oficinas semanais, com dois grupos de alunos do ensino fundamental, sendo um da comunidade do Cajueiro e o outro da sede do município. 

A proposta foi realizada com o objetivo de propiciar um espaço de interação entre os educadores e os alunos para que recursos didáticos fossem experimentados, tais como leituras, dinâmicas, atividades de expressão artística, redação, exposição oral, entre outros. 

Foram promovidas discussões ligadas aos diversos campos temáticos que formam o debate da preservação patrimonial a fim de levantar informações para a etapa final do projeto. Para isso foi formado um grupo de educadores composto por um historiador, um arte educador e um psicólogo, que contou com o apoio de alguns professores e diretores das escolas envolvidas.

Buscando recontar ao visitante a trajetória vivida pelos alunos ao longo das oficinas, a exposição apresenta, no decorrer de seu percurso, os diversos trabalhos realizados por eles como colagens, produção de uma colcha de retalhos, redações, calendários, o registro fotográfico dos encontros, entre outros. Além dos trabalhos dos alunos, estão expostos textos que sintetizam os conceitos abordados e que dividem a exposição em blocos temáticos.

Este evento demarca o final da etapa de pesquisas preliminares de um projeto mais abrangente que o Iphan vem executando desde agosto de 2007 – “Educação Patrimonial nas salas de aula de Alcântara”. O projeto tem como meta produzir material didático, destinado às séries do ensino fundamental, que com a participação dos alunos e da comunidade no seu processo de elaboração. 

Veja o convite aqui.

Mais informações
Kátia Bogéa
Superintendência do Iphan no Maranhão
Fone: (98) 3231-1388

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin