Iphan recebe consultor internacional em Ouro Preto

publicado em 12 de dezembro de 2008, às 15h51

 

O consultor internacional na área de desenvolvimento urbano e ex-diretor do Conselho Internacional de Museus (Icom), Hugues De Varine, estará em Ouro Preto entre os dias 13 e 20 de dezembro para assessorar o Ecomuseu – Museu Comunitário de Ouro Preto, na montagem de um plano de desenvolvimento para as comunidades do entorno do futuro Parque Arqueológico do Morro da Queimada. De Varine já havia estado naquela cidade na década de 60, a convite de Rodrigo Melo Franco de Andrade, então diretor do Iphan, para avaliar as questões existentes na época.

Ao longo de décadas, o Morro Queimada sofreu processo de degradação com a construção de obras irregulares, muitas vezes sobre estruturas antigas ou remanescentes arqueológicos.  

Os estudos tendo em vista a criação do Parque Arqueológico do Morro da Queimada são coordenados pelo Iphan e contam com a parceria da Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Ouro Preto, além do apoio da Fundação Gorceix, de organizações não governamentais e associações locais. O projeto vem sendo desenvolvido com recursos captados pelo Museu de Arte Sacra/Paróquia do Pilar, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Programa Petrobrás Cultural e Novelis do Brasil Ltda.

O objetivo é garantir a preservação do local mediante uma série de ações, como a realização de pesquisas e criação de programas para escavações arqueológicas; classificação de ruínas existentes; e proteção ambiental. O projeto prevê ainda o incentivo às atividades turísticas, com a obtenção de retorno social, através do e a criação de novos empregos.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin