Sala do Artista Popular expõe o artesanato de Rio de Contas (BA)
publicado em 03 de dezembro de 2008, às 16h56
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) / Iphan / Ministério da Cultura inaugura no próximo dia 11 de dezembro, às 17h, na Sala do Artista Popular, a exposição “Um Rio de Contas e tradições”, que reúne peças produzidas por artesãos da cidade de Rio de Contas, localizada na Chapada Diamantina, conhecido pólo ecoturístico da Bahia. A mostra ficará em cartaz até 18 de janeiro de 2009.
Objetos confeccionados em madeira e metal, crivo rústico, renda de parede e couro, e outros que retratam as festas populares mostram a diversidade do artesanato baiano e um pouco do vasto universo de tipologias artesanais riocontenses. Revelam também saberes e fazeres que carregam marcas da identidade de um povo que moldou sua história em torno do gosto pela arte.
A exposição é resultado do projeto Artesanato tradicional de Rio de Contas, desenvolvido pelo CNFCP e a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro, com o apoio das Secretarias de Cultura e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia. O objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento das atividades artesanais encontradas em Rio de Contas. O projeto tem o patrocínio do Programa Monumenta do Iphan.
Serviço
Exposição Um Rio de Contas e Tradições
Inauguração: 11 de dezembro de 2008
Horário: 17h
Visitação: até 18 de janeiro de 2009
Exposição e vendas:
De terça a sexta-feira, das 11 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Local: Sala do Artista Popular - Rua do Catete, 179 (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro, RJ