“Ano da França no Brasil” será inaugurado em 2009

publicado em 30 de janeiro de 2009, às 12h52

 

Parceiros estratégicos que compartilham valores democráticos, sociais e culturais, o Brasil e a França reforçam laços de amizade e cooperação

O Ano da França no Brasil será realizado em 2009, de 21 de abril a 15 de novembro, e prevê atrações em diversas cidades do país com o objetivo de apresentar a França contemporânea aos brasileiros – em termos culturais, econômicos, intelectuais, educacionais, tecnológicos e científicos. 

A abertura ocorreu nos dias 22 e 23 de dezembro do ano passado no Rio de Janeiro, com as presenças dos presidentes dos dois países. O projeto é realizado por meio da cooperação entre agentes governamentais, setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países.

No Brasil, a responsabilidade pelo evento cabe ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Cultura, com participação de entidades públicas e privadas. Já na França, o projeto fica a cargo do Ministério das Relações Exteriores e Européias, com apoio do Ministério da Cultura e da Comunicação, entre outras entidades.

Os dois países possuem um importante patrimônio intelectual comum, e o incremento da cooperação bilateral contribuirá para fortalecer os laços de amizade entre ambos. Projetos como o “Ano do Brasil na França” e da “França no Brasil” são o resultado da aproximação entre essas nações e de outras promoções conjuntas nos últimos anos.

Ano do Brasil na França
Organizado em 2005, foi resultado do projeto de intercâmbio com impactos no turismo, nas relações culturais e no comércio bilateral. As atrações em todo território francês mobilizaram cerca de 15 mil pessoas. O evento contribuiu para o crescimento de 27% do movimento de turistas franceses no Brasil e de 20% nas matrículas em cursos de português na França, de 2004 para 2005.

Projetos da França no Brasil
Ao todo, 375 projetos foram chancelados nas áreas de literatura, dança, teatro, música, pintura, audiovisual, fotografia, design, moda, patrimônio, arquitetura, urbanismo, esporte, gastronomia, educação, ciências, economia e políticas públicas. 

Confira abaixo alguns dos projetos selecionados até agora na área de patrimônio:
1) Exposição Chagall 

Exposição de cerca de 200 obras de Marc Chagall
Locais: Rio de Janeiro- MNBA e São Paulo -MASP
Período: de julho a dezembro 

2) A obra do Gobelins: coleções e criações dos séculos XVII
Seleção da exposição "4 séculos de criação", tapeçarias antigas e contemporâneas do Mobilier National; gravuras originais de Eckhout, e exposição dos trabalhos de 22 artistas contemporâneos.
Locais: Rio de Janeiro - Museu Histórico Nacional / Belo Horizonte – Museu de Artes e Ofícios (MAO)
Período: Setembro

3) Matisse
Exposição de 15 quadros de Matisse e de obras de 6 artistas contemporâneos franceses
Local: São Paulo - Pinacoteca do Estado de São Paulo
Período: setembro a novembro 

4) Restauração do quadro "Hyménée travesti pendant une cérémonie à Priape" de Nicolas Poussin
Restauração de "Hyménée travesti pendant une cérémonie à Priape", importante quadro de Nicolas Poussin da coleção do MASP
Local: São Paulo - MASP
Período: setembro

5) Rodin e a fotografia
Exposição de 190 fotografias originais de fotógrafos contemporâneos de Rodin, e 20 esculturas de Rodin (19 bronzes e 1 mármore) apresentados pela primeira vez no Brasil. Esta exposição visa pôr em relevo o processo de criação do artista no seu atelier, de 1877 para 1917 através da imagem e do diálogo entre a escultura e a fotografia
Local: São Paulo - MASP 
Período: Outubro a Dezembro

6) Autochromes de Lumière Curitiba
Exposição dos autocromos dos irmãos Lumiére
Local: Curitiba Museu Oscar Niemeyer
Período: a determinar

7) Exposição sobre a história da gravura moderna 1950 -1980
Exposição sobre a história da gravura francesa moderna de 1950 a 1980 da coleção do Museu da Estampa de Gravelines.
Locais: Rio de Janeiro - Museu Histórico Nacional/ Belo Horizonte- Fundação Clovis
Salgado/  Recife- A determinar / Vitória – Museu da Cidade de Vitória
Período: a determinar

Mais informações no site: http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin