Universidade Federal do Ceará será implementada em Sobral
publicado em 19 de fevereiro de 2009, às 12h34
As obras do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Sobral foram iniciadas no último dia 04 de fevereiro. A intervenção vai realizar o restauro e a adaptação da antiga fábrica de tecidos Ernesto Deocleciano, imóvel situado no entorno do sítio histórico tombado, que vai abrigar o novo campus da UFC.
O edifício encontra-se atualmente desativado e em estado de arruinamento. Prevendo a possibilidade da recuperação e o uso do mencionado conjunto fabril- bem como a revitalização da área da cidade onde o mesmo está localizado, a Prefeitura Municipal, a UFC e a Superintendência do Iphan no Ceará empreenderam esforços, desde 2006, para garantir a recuperação e adaptação da antiga fábrica.
Para isso, foi levada em conta a necessidade de valorizar e resgatar as características morfológicas originais do edifício, que se evidencia como um marco na arquitetura da cidade. Com a inauguração do prédio, a universidade vai propor uma maior oferta de cursos de nível superior em Sobral.
A fábrica
A antiga fábrica ocupa um quarteirão inteiro e apresenta aproximadamente 15.539 m2 de área construída e 51.674 m2 de terreno. As feições do edifício são predominantemente coloniais, mas há também elementos erguidos em meados do século XX. Nesta primeira etapa, o projeto prevê o restauro e a adaptação dos galpões correspondentes à tecelagem, conforme foi orientado pelo Escritório Técnico do Iphan em Sobral. Também estão previstas a construção de novas alas independentes do volume primitivo.
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Tels: (61)3326864/ 33268907