Exposição sobre Zuzu Angel chega ao Paço Imperial

publicada em 12 de agosto de 2014, às 11h07

 

Entre os dias 14 de agosto e 2 de novembro estará aberta a mostra Ocupação Zuzu, no Centro Cultural Paço Imperial, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizado na cidade do Rio de Janeiro. A exposição, que recebeu 45 mil visitantes em São Paulo, reúne um acervo com mais de 400 itens entre trajes, vídeos, fotografias, documentos e outras criações de Zuzu. A curadoria é de Hildegard Angel (filha da homenageada) e Valdy Lopes Jn.

Além de remontar um momento importante da moda brasileira, o público terá acesso a documentos que mostram o lado militante da estilista, alguns desses nunca expostos anteriormente. Sua militância iniciou, após o desaparecimento de seu filho, Stuart Angel, militante do grupo MR8, morto por agentes do Regime Militar. Durante todo o período da exposição, em dias alternados (veja horários abaixo), atrizes, dirigidas pela estilista e consultora Karlla Girotto, farão performances-surpresa entre o público. Vestidas com réplicas de roupas desenhadas por Zuzu, elas lerão trechos de suas cartas.

A estilista morreu no dia 14 de abril de 1976, aos 54 anos de idade, em um acidente de carro forjado pelos militares. A discussão sobre a morte de Zuzu e Stuart Angel foi reacendida, recentemente, pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) que reabriu os casos, levantando o debate sobre o tema.

No dia 14 de agosto, também será aberta a exposição Oscar Niemeyer: Clássicos e Inéditos, no Paço Imperial.

Serviço:
Ocupação Zuzu
Data:
14 de agosto a 2 de novembro de 2014
Coquetel de abertura: 14 de agosto ás 18h30
Horário de funcionamento: Ter-Dom, 12h -18h
Local: Paço Imperial – Praça Quinze de Novembro, 48, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Entrada franca

Performances
Horário:
12h às 18h
Datas: 16 e 17 de agosto; 13 e 14 de setembro; 18 e 19 de outubro; e 1 e 2 de novembro.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin