Iphan - DF lança livro sobre Superquadras de Brasília

publicado em 17 de março de 2009, às 15h40

 

As superquadras de Brasília são o tema central do livro “A invenção da Superquadra”, lançado dia 17/03/2009 pelo Iphan do Distrito Federal. O livro é um registro dos arquitetos que colaboraram com a construção de Brasília e de uma fase da arquitetura moderna.

“A Superintendência do Iphan no DF tem um grande prazer em lançar e apresentar esse livro”, disse o superintendente, Alfredo Gastal, explicando que a obra documenta “uma excepcional fase da arquitetura residencial brasileira com arte e discrição”.

De autoria dos arquitetos Marcílio Mendes Ferreira e Matheus Gorovitz, ambos professores da Universidade de Brasília, o livro documenta, por registros gráficos, fotográficos, depoimentos e um banco de dados, o modelo habitacional sugerido por Lúcio Costa. Mostra também os blocos residenciais feitos por importantes profissionais que contribuíram com a arquitetura brasileira.

Com 528 páginas, o livro é ilustrado com fotos antigas e atuais da cidade e explica conceitos de arquitetura e urbanismo de Brasília, como o de Unidade Vizinhança. A tiragem é de 1.500 exemplares, que serão distribuídos para bibliotecas, faculdades de arquitetura, órgãos governamentais e para pesquisadores. 

A partir de 19/03/2009 cerca de 500 livros serão distribuídos para interessados na sede do Iphan/DF. Será fornecido apenas um livro para cada interessado, sempre entre 14h e 15h. O Iphan/DF funciona no Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco “J”, Edifício Engenheiro Paulo Maurício, 12º andar.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan-DF
Fones: (61) 3327 - 5410

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin