Mais de 200 projetos participam do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

publicada em 09 de junho de 2015, às 12h30

 

Em cada região do Brasil, existem comunidades, associações ou organizações agindo para preservar e promover sua memória e referências culturais. Uma evidência disso é a promoção, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da 28ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade que, este ano, recebeu a inscrição de 230 projetos na área de preservação do patrimônio cultural. São projetos com diversos perfis vindos de todos os cantos, retratando a cultura do Brasil. 

O crescimento, em relação ao ano passado, que teve 112 inscritos, mostra uma apropriação pela sociedade das políticas culturais. Essas políticas representam a possibilidade de canais participativos de promoção da diversidade cultural, ou seja, de uma multiplicidade de vozes que constroem um conceito ampliado de patrimônio. 

Entre os estados brasileiros com número mais representativo de ações estão: Bahia (10); Ceará (14); Minas Gerais (25); Pará (10); Paraná (12); Pernambuco (16); Rio de Janeiro (33); Rio Grande do Sul (17); Santa Catarina (13); e São Paulo (35). As iniciativas selecionadas, nesta etapa, irão passar por avaliação nas superintendências estaduais do Iphan em que foram inscritas. Posteriormente, vão para a avaliação da Comissão Nacional, em Brasília, de onde sairão os nomes vencedores. 

A edição de 2015 traz, ainda, outra novidade, o edital irá contemplar oito iniciativas, duas a mais, em relação a 2014, com o valor de R$ 25 mil para cada. O aumento no número de contemplados e no valor do Prêmio são medidas com o objetivo de estimular a participação, proporcionar a pluralidade no perfil dos projetos e reconhecer iniciativas de excelência que partem da sociedade civil, criando, assim políticas culturais democráticas.  

Para mais informações acesse o portal do Iphan www.iphan.gov.br e acompanhe nossas redes sociais: www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr l www.youtube.com/IphanGovBr.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Íris Santos - iris.santos@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin