Livro aborda patrimônio, Cultura e Territorialidade dos Quilombolas do Rio Capim

Livro Patrimônio, Cultura e Territorialidade dos Quilombolas do Rio Capim.Resultado de projeto que buscou evidenciar a relação do Engenho Aproaga com as comunidades quilombolas estabelecidas em seu entorno, a publicação Patrimônio, Cultura e Territorialidade dos Quilombolas do Rio Capim, de autoria de Rosa Elizabeth Acevedo Marin, Eliana Ramos Ferreira e Fernando Luiz Tavares Marques, será lançado no próximo dia 20 de junho, sede da Associação Quilombola Unidos do Rio Capim (AQURC), localizado na comunidade quilombola Benevides, município de São Domingos do Capim, no Pará.  

O projeto foi desenvolvido durante quatro anos (2009 a 2012) por pesquisadores e técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Pará (Iphan-PA) que, atendendo ao pedido dos Quilombolas do Aproaga, estudaram a apropriação do patrimônio por parte da comunidade tanto como memória coletiva e história, quanto por sua política identitária e de reivindicação territorial. 

Ao longo deste trabalho foram realizadas oficinas, excursão, reuniões com professores, registros fonográficos e audiovisuais sobre as festas, o trabalho de reconstrução de casa de farinha, as técnicas de pescaria e de plantio, em síntese, a diversidade de práticas sociais na vida do grupo. 

Também foram realizados o Seminário Patrimônio Cultural, Território e Memória e a produção dos vídeos Ave Maria! Festa de Nossa Senhora de Nazaré no Quilombo do Aproaga; Antigos do Aproaga: Povos tradicionais do Vale do rio Capim; e Arqueologia do vale do rio Capim. O projeto levou ainda a Exposição Povos do Aproaga, Patrimônio e Memória, composta de 11 banners, para escolas no Pará. Veja o convite do lançamento do livro.

Outras informações:
Superintendência do Iphan no Pará
Tel.: (91) 3224.0699
E-mail: iphan-pa@iphan.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin