Iphan, estudantes do DF e Projeto Re(vi)vendo Êxodos comemoram o ano de centenário de Guimarães Rosa

publicada em 06 de março de 2009, às 14h49

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) une-se ao Projeto Re(vi)vendo Êxodos. Trata-se de parceria com o Roteiro Missão Cruls, que objetiva proporcionar a estudantes de Brasília formação intelectual e emocional de forma a transformá-los em cidadãos críticos e sensíveis à temática do patrimônio e diversidade cultural do País. O Iphan colaborou com o projeto através da montagem de instrumentos de pesquisa e na sensibilização.

Em sua sétima edição, o projeto foi desenvolvido no Centro de Ensino Médio Setor Leste, no Centro de Ensino Fundamental 104 Norte e na escola Nova Betânia em São Sebastião - DF.

O projeto possui três áreas de atuação: Identidade – cidadania, ética, comportamento e relações; Patrimônio – bens culturais, construções sociais e culturais; e Meio Ambiente – cerrado, fauna, flora, preservação, tecnologias e ciências. 

O foco da pesquisa em 2008 continuou sendo o Distrito Federal (DF) e a Região do Entorno (RIDE) – diversas administrações do DF e cidades de Goiás. Nessa área, local onde os alunos residem, foi possível investigar as múltiplas formas de expressão cultural, que permitem a construção de nossa identidade, e o entendimento das muitas lutas cotidianas que permeiam nossa busca por cidadania.

Para comemorar o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa, o projeto mergulhou na obra do consagrado escritor brasileiro, adotando como região de pesquisa o Vale do Urucuia e adjacências, em Minas Gerais. Os alunos foram levados a estudar e a refletir os textos desse escritor, entendendo-os como identidade e patrimônio de um povo. 

Os participantes do projeto também puderam conhecer a região e o meio ambiente natural e humano formadores da base da obra de Guimarães Rosa. Com a pesquisa, foi possível analisar criticamente a vida cotidiana em nossas escolas, levando os alunos a uma reflexão sobre os objetos de pesquisa trabalhados. Com isso, desenvolveu-se uma maior compreensão das questões da atualidade e das múltiplas facetas da realidade contemporânea.

Além da extensa pesquisa bibliográfica e de campo, com a abordagem de temas contemporâneos e o aprofundamento experimental, os alunos construíram, ao longo do ano, dossiês, portifólios, vídeos, boletins informativos, cartazes, folders, encenações. Também visitaram as cidades estudadas, realizando entrevistas e pesquisas sobre o patrimônio material e imaterial dessas comunidades, desenvolveram uma monografia escolar e apresentaram seminários.

O ponto alto do projeto, no ano passado, foi a Caminhada 2008. Cerca de 60 estudantes, 20 monitores (ex-alunos formados pelo projeto) e professores, uma equipe do Corpo de Bombeiros do DF e um destacamento da Polícia Ambiental de Brasília, caminharam pelos cerca de 250 quilômetros que ligam o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, no município de Chapada Gaúcha-MG, ao Jardim Botânico de Brasília. Nesse percurso, os estudantes revezaram-se entre as caminhadas de até 30 km diários, aulas especiais abordando os temas do projeto com professores de Brasília e dos locais visitados, bem como vivências culturais no período da noite. Esse processo foi registrado e será apresentado nessa semana no evento que acontecerá na Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade.

O projeto envolveu ainda a realização de mostra fotográfica composta por 200 fotografias de autoria de alunos dos 2ºs e 3ºs anos do ensino médio. É o resultado do “olhar” estimulado pelos estudos e pesquisas. 

Atualmente considerando o mundo globalizado, o crescimento exponencial dos dramas sociais e ambientais, as alterações dos valores e da ética nas relações humanas, as tecnologias ultramodernas, o questionamento da educação, a discussão da questão do “pertencimento”, é importante abordar a área de pesquisa ligada à cultura brasileira, suas expressões, seus patrimônios, seu desenvolvimento científico, histórico, geográfico, sociológico e filosófico. 

Serviço
Mostra fotográfica e lançamento de DVD
Data:
10 a 17 de março de 2009 
Horário: 19h – lançamento; 
Visitação: de 8h às 20h.
Local: Galeria de Arte do Templo da Boa Vontade (TBV) - SGAS 915 - lotes 75 e 76 - Asa Sul - Brasília - DF 
Inscrição/ingresso: entrada franca

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Fones: 33268907/ 3326-6864/ 9972 0050
ascom@iphan.gov.br 
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin