Iphan restaura Convento do Rosário em Goiás

publicada em 29 de abril de 2009, às 16h19

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, dia 02 de maio, cerimônia de entrega do Convento do Rosário, localizado na Cidade de Goiás. A programação de entrega do prédio restaurado envolve missa em ação de graça, recital de canto e piano com Hudson Ayres e Andréa Teixeira e visita ao convento.

Pertencente ao conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da Cidade de Goiás, o edifício do Convento da Ordem Dominicana apresenta em sua arquitetura, valores históricos e artísticos com influências regionais e neogóticas. Localizado à direita da Igreja do Rosário, o "casarão" intitulado Convento Nossa Senhora do Rosário, foi construído na metade do século XIX e modificado com acréscimo de um bloco em meados do ano de 1950 por Dom Cândido Maria Penso. Funcionou como casa de formação para jovens religiosos e abriga, desde o ano de 1983, religiosos missionários, que ali vivem.

Durante a obra de restauração na igreja Nossa senhora do Rosário em 2004, técnicos do Iphan constataram a necessidade de restauração também do Convento, já que o edifício apresentava problemas estruturais significativos. Em 2007, a superintendência regional do Iphan, contemplou em seu plano de ação a realização da obra de restauração e conservação do Convento da Ordem Dominicana, cujo montante somou cerca de 313 mil reais.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
No início do século XVIII, os escravos construíram a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, uma pequena capela de taipa de pilão, em estilo colonial. Em 1930, por iniciativa dos frades da Ordem Dominicana, iniciou-se uma série de modificações dos elementos do estilo colonial seguindo as características da nova igreja Nossa Senhora do Rosário. Por fim, a capela foi demolida para dar lugar à construção de uma igreja maior, segundo o projeto arquitetônico elaborado na Itália, em estilo neogótico nas fachadas e com características românticas em seu interior. 

Educação Patrimonial
Durante a obra de restauração do Convento, foi desenvolvido projeto de educação patrimonial com o objetivo de promover a educação patrimonial por meio de linguagem cênica. As crianças envolvidas no projeto puderam conhecer o contexto histórico e arquitetônico do convento e a atuação da ordem religiosa Dominicana na formação cultural da sociedade local.

As atividades desenvolveram-se em três fases sucessivas, com a participação de alunos do 5º ano da 1ª fase do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal, estadual e particular.  Na primeira fase, aconteceu uma apresentação artística, criada por educadores, contando, a história do Convento Dominicano. No segundo momento, aconteceu visita orientada aos painéis montados no interior da igreja Nossa Senhora do Rosário, apresentando fotos do andamento da obra e do projeto "Tocando a Obra" para alunos e professores. O terceiro momento, resumiu-se a exercício de registro e fixação dos elementos observados, oferecendo aos alunos um espaço destinado no tapume da obra para retratar a temática apresentada.

Serviço:
Cerimônia de entrega da obra do Convento do Rosário
Data:
02 de maio de 2009
Horário: 19h
Local: Igreja Nossa Senhora do Rosário - Largo do Rosário, s/nº, Cidade de Goiás, Goiás.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin