Iphan-MG realiza seminário sobre o Mercado Central de Belo Horizonte

publicada em 16 de abril de 2009, às 13h18

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Minas Gerais (Iphan-MG) realiza amanhã, dia 17 de abril, o seminário Mercado Central: Memória e Perspectivas. O evento acontecerá no auditório do Mercado e contará com a presença de lojistas, freqüentadores, jornalistas, servidores da área de cultura, pesquisadores e interessados em geral.

A iniciativa tem por objetivo ampliar o debate a respeito do papel que o Mercado Central ocupa como bem cultural da cidade de Belo Horizonte. Serão discutidas questões referentes à sua história, gestão e dimensão deste espaço de uso público, bem como discutirá a situação de outros mercados do país, que já se encontram sob proteção e trará reflexões sobre os instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural.

A abertura do evento será feita com o tema Diversidade e Cultura: Mercados do Brasil, ministrado por Fortunato Garcia Machado, da Associação dos Comerciantes do Mercado Público Central de Porto Alegre (RS); Maria da Conceição de Lima Tavares, da Associação dos Locatários Internos e Externos do Mercado Público de São José, Recife (PE); Luiz Carlos Braga, representante do Mercado Central de Belo Horizonte (MG); com a mediação de Pedro Vargas, do Programa Monumenta/Iphan, de Porto Alegre. Em seguida serão realizados debates abertos aos participantes.

À tarde será debatido o tema A Cidade e os Mercados: uso público e referência cultural, com a participação da professora Luciana Andrade, da PUC Minas; da arquiteta Ana Saraiva, da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel); de Teresa Maria Paiva Chaves, Gerente de Apoio e Fomento do Iphan; Macoud Rademaker Patrocínio, da Associação do Mercado Central de Belo Horizonte; com mediação de Ângela Grillo, da Universidade Federal de Pernambuco. Em seguida haverá os debates finais e o encerramento do evento.

Mais informações:
Historiadora Corina Moreira – Iphan/MG (organizadora do evento)
Fone: (31) 3222-2440

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin