Curitiba ganha novo espaço cultural

publicada em 01 de abril de 2009, às 14h32

 

Ao completar 316 anos, Curitiba conta com mais um espaço cultural – o Paço da Liberdade, localizado na praça Generoso Marques. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio histórico, antigo paço municipal sede da prefeitura, foi totalmente restaurado e já está aberto à visitação pública. Atualmente, o prédio é de uso do Serviço Social do Comércio – SESC, que obteve a concessão da prefeitura municipal por 25 anos.

O público já pode visitar o prédio e exposições montadas para a abertura do espaço: mostra fotográfica sobre a restauração, esculturas do artista plástico Luiz Gagliastri e pinturas do curitibano Fernando Velloso. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 22h. A entrada é gratuita.

Segundo Celine Helena Niero, diretora da unidade Paço da Liberdade Sesc Paraná, o espaço foi idealizado como um ambiente multifuncional para difusão da cultura e também para produções artísticas. O centro cultural ocupa os quatro andares do prédio, sendo que cada pavimento tem um conceito próprio: no térreo, a ideia é de interação por meio de salas para acesso livre a internet, biblioteca e Café do Paço; o segundo andar, com o conceito de construção, tem salas de aula, cinema e um laboratório de arte eletrônica; o terceiro pavimento abriga ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes; no último andar, uma sala para exposições.

Construído no período de 1914 a 1916, o prédio de arquitetura eclética, com elementos art nouveau, foi recuperado, mantendo a fachada externa sem alterações e ganhando iluminação especial. Cerca de 150 profissionais entre arquitetos, sociólogos, antropólogos, educadores, artistas plásticos, comunicadores e designers, além de 50 artesãos, trabalharam na restauração e preparo do prédio para abrigar o centro cultural. O custo da obra ficou em torno de R$ 5 milhões.

A praça Generoso Marques também foi revitalizada para a inauguração com novo projeto paisagístico e limpeza de seus monumentos – estátua do Barão do Rio Branco e chafariz Maria Lata D’Água. 

Serviço:
Centro Cultural Paço da Liberdade Sesc Paraná

Praça Generoso Marques
Aberto de terça a domingo, das 9h às 22h.
Entrada franca.
Visitas monitoradas para estudantes.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin