Inscrições para a Ordem do Mérito Cultural 2008 vão até o dia 28 de maio

publicada em 28 de maio de 2009, às 15h05

 

Criada pelo Ministério da Cultura, a premiação é o reconhecimento do governo a personalidades, grupos artísticos, iniciativas e instituições que se destacaram por suas contribuições à cultura

Estão abertas as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural para o ano de 2008. O tema central da celebração desta edição será a homenagem a Machado de Assis, para assinalar o centenário da morte do escritor, um dos maiores expoentes da literatura nacional.

As condecorações são entregues por ocasião do Dia Nacional da Cultura (5 de novembro). Desde a criação da homenagem, em 1995, já foram agraciadas cerca de trezentas e cinquenta personalidades nacionais e estrangeiras e mais de cinquenta instituições, públicas e privadas.

Indicações
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados - personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a cultura brasileira - serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das Secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá seu parecer para consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC o ministro da Cultura, Juca Ferreira - que o preside na qualidade de chanceler - os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Educação, Fernando Haddad e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

Tema de 2008: Homenagem a Machado de Assis
Este ano marca o centenário da morte do escritor, o que motivou a assinatura de Lei, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, instituindo 2008 como o Ano Nacional Machado de Assis.

O escritor é considerado por críticos literários do Brasil e do exterior como o maior expoente das letras nacionais e um dos maiores de língua portuguesa. Exprimiu seu talento por meio de vários gêneros literários: romances, contos, crônicas, poesias, peças de teatro e crítica literária.

Machado foi generoso com os amantes da literatura até o fim. Morreu em setembro de 1908, poucos meses após ter nascido um outro personagem de talento extraordinário voltado para as letras: Guimarães Rosa. É como se Machado tivesse se despedido da vida somente depois de surgir alguém a quem pudesse passar o bastão da genialidade no campo das letras.

Por ter sido autor de peças teatrais, Machado terá sua homenagem estendida ao Teatro Brasileiro. O ano de 2008 marca o bicentenário de nascimento de uma das figuras mais expressivas das artes teatrais do Brasil: João Caetano. Assinala, também, o centenário de morte de Artur Azevedo, tido como o pai do nosso teatro. E é, ainda, o ano em que se celebra o centenário de nascimento de outras três figuras que deixaram marcas indeléveis no mundo teatral: Solano Trindade, Dulcina de Moraes e Zbigniew Ziembinski.

Inscrições
As propostas de admissão e promoção deverão ser apresentadas até o dia 28 de maio, por meio de formulário específico. O documento poderá ser enviado pela própria página do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), ou então, após download (txt), ser preenchido e encaminhado para o seguinte endereço:

Ordem do Mérito Cultural 2008
Ao Sr. Márcio Bueno
Assessor Especial do Ministro da Cultura e coordenador-executivo da OMC
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília - Distrito Federal

Mais informações 
Pelo e-mail: ordemdomerito2008@minc.gov.br .
Telefones: (61) 3316-2309 ou 3316-2366
com Zuleide Pereira.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin