Obras no Arquivo Diocesano de Goiás são iniciadas

publicada em 18 de junho de 2015, às 11h53

 

Trabalhos fazem parte do PAC Cidades Históricas 

Acervo IphanO canteiro de obras para a Requalificação da Sede da Diocese de Goiás - Instalação do Arquivo Diocesano, na cidade de Goiás, já está sendo instalado para o início dos trabalhos, que acontecem com recursos de mais de R$ 1 milhão, do PAC Cidades Históricas. O projeto prevê a reestruturação do espaço externo, para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade. A obra também pretende contextualizar o imóvel da Diocese em seu ambiente urbano, evidenciando sua contemporaneidade.

Entre os arquivos da Diocese estão documentos de valor histórico como certidões de batismos, casamentos e óbitos dos séculos XVIII, XIX e XX, disponíveis para consulta pública. Com a requalificação, passarão a fazer parte do Arquivo Diocesano a documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, incluindo arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra. Este acervo encontra-se, atualmente, no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, já catalogado e higienizado nas condições ideais e depois será transferido às novas instalações da Diocese de Goiás, onde estarão disponíveis para consulta pública. 

O imóvel da Diocese está inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Goiás, tombado em 1978 em pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entretanto, foi ainda em 1932, que a antiga Prelazia de Sant’Ana recebeu das autoridades eclesiásticas a elevação ao status de arquidiocese e sede metropolitana. Com a transferência da Capital do Estado para Goiânia, a Arquidiocese foi extinta, passando então à Diocese de Santana de Goiás, pertencente à província eclesiástica de Goiânia.

Mais informações para a imprensa:
Superintendência do Iphan em Goiás
Assessoria de Comunicação Iphan-GO 
Déborah Gouthier – deborah.gouthier@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 3224-1310

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin