Uma casa para preservar o patrimônio do Vale do Ribeira
publicada em 26 de junho de 2009, às 12h31
Iguape inaugura a primeira Casa do Patrimônio, iniciativa que deve ser replicada em outros centros históricos brasileiros
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo (Iphan-SP) e a Prefeitura de Iguape (SP) inauguram, na próxima quinta-feira (2), a Casa do Patrimônio de Iguape. A Casa, a primeira com espaço físico próprio em todo país, será aberta com uma grande festa às 11h, no centro histórico da cidade. Durante a cerimônia, haverá apresentação de fandango – dança típica que ocorre desde Paranaguá, no Paraná, até o litoral sul paulista – e almoço para os convidados.
A inauguração da Casa do Patrimônio é uma etapa importante do trabalho que o Iphan-SP realiza em Iguape e em toda a região do Vale do Ribeira. A atuação na cidade, iniciada em 2007, não só deve resultar no tombamento do centro histórico – considerado um dos mais bem preservados exemplares do período colonial no estado – como também conseguiu reconhecer diversos monumentos ligados aos primeiros imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil e se estabeleceram na região.
O que difere essa experiência de outras tantas realizadas no país é justamente a participação da comunidade. Tanto a prefeitura quando os próprios moradores participaram de grupos de trabalho para apontar quais eram os bens culturais mais representativos da história de Iguape. O tombamento passou a ser uma demanda local. Eles perceberam a valorização que a atuação do Iphan-SP poderia trazer, sobretudo do ponto de vista turístico e econômico. O resultado superou a expectativa dos realizadores e se transformou em uma forma de atuação a ser aplicada em diversos outros municípios brasileiros.
Casa do Patrimônio de Iguape
A ideia é que a Casa do Patrimônio estimule debates e pesquisas, além da formação na área de patrimônio. Para isso, ela contará com uma biblioteca especializada, com títulos que dificilmente são encontrados em bibliotecas locais. Além disso, terá em seu acervo obras de literatura infanto-juvenil que de alguma forma estimulam o olhar para o patrimônio. Livros sobre paisagem cultural, sítios arqueológicos, instrumentos jurídicos também poderão ser encontrados no local.
Outra atividade é a Oficina de Maquetes, que visa a capacitar moradores para atuar na área de patrimônio. A oficina foi aberta no último dia 15 e terá um mês de duração. No dia 15 de julho, quando serão encerradas as atividades, as maquetes das edificações elaboradas durante esse mês serão expostas.
A Casa também irá oferecer exposições temáticas, que irão abordar as ações de patrimônio desenvolvidas no Vale do Ribeira. Com painéis explicativos sobre cada uma das ações desenvolvidas, as mostras irão expor o trabalho que o Iphan vem fazendo na região desde 2007, que abrange o desenvolvimento de pesquisas e identificação do potencial da região. O Vale corresponde a uma região formada por 25 municípios dos estados de São Paulo e Paraná, que abrigam um patrimônio natural bastante diversificado.
Preservação do patrimônio
A Casa do Patrimônio é um projeto educativo do Iphan que pretende criar centros voltados para a disseminação da cultura e preservação do patrimônio em sítios históricos, tombados ou não, bem como em lugares onde haja interesse no desenvolvimento de ações em parceria para preservação e disseminação da memória e da identidade local.
Em Iguape, a inauguração de um novo centro para debater o patrimônio acontece ao mesmo tempo em que a cidade busca o tombamento federal de seu centro histórico. Na Casa, também funcionará o Conselho do Patrimônio Municipal, que conta com representantes da prefeitura e da sociedade civil e tem o trabalho supervisionado pelo Iphan.
Iguape terá a primeira Casa do Patrimônio criada em uma cidade onde não há sede do Iphan. Elas vêm atuando dentro das superintendências regionais do instituto. A Casa do Patrimônio de Iguape funcionará inicialmente de segunda a sexta-feira, a partir das 10h da manhã. Com a inauguração da sede, os moradores da cidade já poderão conhecer o espaço de exposições e também fazer seu cadastro na nova biblioteca.
Serviço:
Inauguração da Casa do Patrimônio de Iguape
Data: 02 de julho de 2009
Horário: às 11h
Local: Rua XV de Novembro, 218, Centro Histórico – Iguape – SP
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
(13) 3841 5503
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan / Monumenta
Fones: (61) 3326-8907 / 3326-6864 / 3414-6187 / 9972-0050
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br