Iphan participa de seminário na Bahia que vai discutir o conceito de itinerário cultural
publicada em 12 de junho de 2009, às 15h23
Com o tema Mudanças de Paradigmas no Reconhecimento de Salvaguardas nos Âmbitos Local, Nacional e Internacional, o Iphan, através de sua assessoria de Relações Internacionais e ainda da superintendência regional da Bahia, vai participar de mesa-redonda no seminário Itinerário do Rio Paraguaçu, que acontecerá em Cachoeira, Bahia, dias 15 e 16 de junho de 2009, no auditório do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Organizado pela Secretaria de Cultura do Estado com o apoio do Iphan, o evento vai oportunizar que representantes da sociedade civil, governo e especialistas discutam a proposta de transformar o “Itinerário do Rio Paraguaçu”, que abarca diversos municípios baianos, dentre eles as cidades históricas de São Felix, Cachoeira e Maragojipe, em patrimônio cultural da humanidade.
O conceito de Itinerário Cultural refere-se aos caminhos que exerceram influência cultural mediante o contato de culturas diferentes em determinada região. As crenças, celebrações, os costumes, a música, as manifestações religiosas e tradicionais, os modos de vida e até os sistemas produtivos são parte do legado imaterial desse itinerário cultural.
Esse título representa uma mudança qualitativa na noção de conservação do patrimônio. Para os especialistas, a partir do novo conceito, a amplitude territorial e a integridade cultural permitem ampliar a escala das vinculações entre povos, cidades, regiões e continente.
O evento também vai discutir a proposta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de criar um Programa de Formação de Gestores em Educação Patrimonial e Ambiental nas cidades de Cachoeira e São Félix.
O seminário é aberto ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento, no dia 15, a partir das 8h30.
Confira a programação.
Serviço:
Seminário Itinerário Cultural do Rio Paraguaçu
Data: 15 e 16 de junho de 2009
Horário: às 8h30
Local: Auditório da UFRB, Quarteirão Leite Alves, Cachoeira, BA.
Aberto ao público
Informações: (71) 3103-3026
E-mail: ascom@cultura.ba.gov.br