Iphan inaugura Memorial das Baianas de Acarajé em Salvador

publicada em 08 de junho de 2009, às 15h40

 

Será inaugurado no próximo dia 9, terça-feira, em Salvador (BA), o Memorial da Baiana de Acarajé, um espaço expositivo que situa a tradição, a história e os valores que constroem o valor cultural que este bem possui. Estarão presentes ao evento o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida,a diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Márcia Sant’ Anna, o superintendente do Iphan em Salvador, Carlos Amorim, e autoridades.

O Ofício das Baianas do Acarajé é patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 14 de janeiro de 2005, no Livro de Registro dos Saberes.

O memorial integra o Pontão de Cultura criado em 2008. Com uma parceria feita entre o Iphan e a Associação das Baianas de Acarajé, Mingaus e Receptivos (Abam), a criação do memorial é uma ação que visa fortalecer ações que preservam história do ofício de modo sustentável, auxiliando nas melhorias das condições sociais da região.

Localizado no centro histórico da capital baiana, o memorial é resultado de ações empreendidas por uma rede de parceiros constituída pelo Iphan, responsável pela articulação das ações de salvaguarda orientadas pelo Iphan-BA, que envolvem a Secretaria de Cultura do estado, na figura do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) do Iphan, responsável pela elaboração do projeto expositivo do memorial. 

O memorial mostra a história do ofício das baianas bem com a imagem e trabalhos das baianas de acarajé, como os fios-de-contas, pano-da-costa e a roupa de baiana,  desenvolvidos pelo CNFCP. Discutido com o grupo desde 2007, o projeto foi concebido para integrar os diferentes espaços do memorial – cozinha, sala de oficinas, salas de exposição, centro de referência – numa perspectiva que potencialize a difusão dos conhecimentos e modos de fazer associados ao ofício da baiana. 

Na cerimônia de inauguração também será lançado o volume 6 da Série Dossiê Iphan 6 Ofício de Baianas do Acarajé. Composto por textos e fotografias, este livro reúne toda a história e a riqueza dos elementos que constituem este ofício. Com a publicação deste material o Iphan prossegue com o trabalho de ampla divulgação dos bens culturais registrados como patrimônio.

Serviço: 
Data:
09 de junho de 2009
Horário: às 18h30
Local: Forte de Santo Antônio (Forte da Capoeira), Largo de Santo Antônio Além do Carmo, s/nº - Salvador - BA

Mais informações
Assessoria de Comunicação – Iphan
Tel.: (61) 3414-6180, 3326-6864 e 9972-0050
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin