Iphan promove consulta sobre a gestão do patrimônio nos países do Mercosul

publicada em 02 de junho de 2009, às 15h52

 

A Assessoria de Relações Internacionais do Iphan apresentou na II Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, realizada dias 26 a 28 de maio, em Assunção, Paraguai, os avanços obtidos em relação ao Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, a instalar-se no Rio de Janeiro.

Na reunião, foi discutido, com as delegações do Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, o instrumento de consulta sobre demandas e ofertas de formação nos países da região. Os participantes enviarão, até o dia 31 de julho, ao Iphan as informações referentes aos temas prioritários de cada país para a realização das atividades formativas e de pesquisas aplicadas a serem desenvolvidas pelo futuro Centro. Espera-se também levantar as ofertas de capacitação existentes e balizadas por cada país, que poderão atuar em rede com o Centro do Rio.  Junto dessas informações, deverá ser encaminhado um primeiro cadastro de profissionais, que poderão, a partir de expertise reconhecida, participar das atividades do Centro.

Voltado para a formação de gestores do patrimônio, que requer perfil generalista e atenção para a gestão, o curso principal e os critérios de seleção e avaliação dos futuros alunos do Centro serão discutidos com representantes dos países do Mercosul ampliado - Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia - e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP - Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste - além da Guiné Equatorial, que é observador associado.

Em outubro de 2009, na Conferência Geral da UNESCO, em Paris, será avaliado o reconhecimento do Centro de Formação para a Gestão do Patrimônio como centro de categoria II da Unesco, o que lhe outorga um caráter internacional e propicia assistência técnica e institucional, que muito contribuirão para as suas atividades.

Questionário

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin