Iphan-SC promove curso de condutor cultural em Laguna

publicada em 31 de julho de 2009, às 16h35

 

Estão abertas até o dia 14 de agosto as inscrições para o Curso de Condutor Cultural na cidade de Laguna, uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. As aulas ocorrem de 31 de agosto a 26 de novembro e será limitado a 25 vagas.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil que juntou técnicos dos dois institutos com o objetivo único de pensar algo sobre o binômio turismo x cultura. Assim, após uma oficina com professores do IF-SC e técnicos do Iphan foi idealizado o curso de Condutor Cultural Local. Por meio desta parceria, inclusive, foi possível inscrever o referido curso no catálogo nacional de qualificação profissional do Ministério da Educação (MEC).

O curso é destinado à formação e capacitação de profissionais da área de turismo, para que possam atuar nas questões do patrimônio cultural, seus conceitos e práticas e para que sejam agentes multiplicadores e disseminadores da preservação e da conservação dos bens culturais brasileiros, tanto materiais como imateriais.  

A meta é que, com a formação destes profissionais, seja dada uma maior visibilidade ao patrimônio cultural brasileiro, fortificando nas comunidades a sua identidade cultural. A ideia é enfocar a reflexão para a prática de um turismo responsável, não somente mercadológico, mas preocupado com a sociedade e a cultura locais. 

Entre as competências que o condutor terá com o curso está a de orientar os visitantes de acordo com a legislação cultural, priorizando a proteção e preservação do patrimônio cultural. Além disso, outra incubência é a de informar sobre os aspectos socioculturais e ambientais dos bens, divulgando a importância da preservação deste patrimônio e, também, identificando os riscos e auxiliando no controle dos impactos decorrentes da visitação. Dessa forma, ela irá contribuir para a gestão do patrimônio cultural.

Além de qualificar os agentes que já trabalham com o turismo, o Iphan e o IF-SC pretendem que o curso seja uma possibilidade de profissão para pessoas com interesse em atuar na área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no escritório do Iphan, em Laguna. Os participantes terão de passar antes por um processo seletivo O projeto prevê a realização do curso também em outras cidades históricas de Santa Catarina, já que a demanda vem justamente destas localidades. Mais informações no site www.ifsc.edu.br.

Serviço:
Curso de Condutor Cultural – Laguna (SC)
Inscrições: até 14 de agosto
Local: Escritório Técnico do Iphan em Laguna – Praça Vidal Ramos, 118.
Realização: de 31 de agosto a 26 de novembro

Mais informações: www.ifsc.edu.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin