Iphan realiza Oficina de Estudos e Preservação
publicada em 17 de julho de 2009, às 12h07
O Iphan no Rio de Janeiro realiza Oficina de Estudos da Preservação, com Isabelle Cury, no próximo dia 24 de julho, no auditório do Palácio Gustavo Capanema - RJ
A oficina terá como tema “Urbanismo e morfologia nas cidades marítimas e atlânticas de origem portuguesa” e tem como proposta estudar as características morfológicas dos traçados urbanos de origem portuguesa, suas especificidades formais em diferentes contextos históricos e geográficos. Em especial o processo de implantação e desenvolvimento dos núcleos de povoamento e vilas marítimas da expansão ultramarina, averiguando as dinâmicas evolutivas e funcionais.
Serão destacadas as obras dos teóricos portugueses contemporâneos, abordando os seguintes temas: a formação das cidades portuguesas no período medieval; a urbanização no espaço atlântico durante a expansão ultramarina e a ação do corpo de engenheiros militares.
Assumem a mesma relevância os estudos sobre a formação e desenvolvimento das cidades brasileiras. Da mesma forma, a contribuição dos autores contemporâneos fará parte das análises e interpretações. A formação da estrutura fundiária urbana, no período colonial, é o ponto focal desta pesquisa.
Sobre a palestrante
Isabelle Cury é arquiteta da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, mestre e doutora em estruturas ambientais urbanas - FAU/USP e membro do Grupo de Pesquisa do Patrimônio Urbano e Arquitetônico dos Países de Língua Portuguesa - Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Serviço:
Oficina de Estudos da Preservação
Data: 24 de julho de 2009
Horário: às 14 horas
Local: Palácio Gustavo Capanema - Auditório Moniz Aragão - Rua da Imprensa, 16 - 7º andar – Centro –Rio de Janeiro – RJ
Entrada franca.
Mais informações
telefone: (21) 2203-3129
e-mail: educa.6sr@iphan.gov.br