Iphan e Ministério da Cultura cooperam em Plano de Gestão do Arquivo Nacional do Paraguai

publicada em 31 de agosto de 2009, às 15h12

 

Começaram no último dia 24 e foram até sexta-feira, 28 de agosto, os encontros para a formulação do Plano de Gestão do Arquivo Nacional de Assunção, na capital paraguaia. As reuniões fazem parte do Projeto de Cooperação Técnica Brasil/Paraguai e são supervisionadas pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conta, nesta missão técnica, com o apoio financeiro da Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Participam dessa missão, o arquiteto restaurador, Cyro Lyra, a técnica da área de gestão de acervos, Cyntia Maria Ferreira Lopes, e a técnica da área de conservação de acervos, Maria Cristine Soares Matos Oliveira, todos especialistas do Iphan.

Nas reuniões, os técnicos brasileiros estão discutindo com os profissionais paraguaios a situação do arquivo pertencente ao país vizinho e das melhorias que podem ser feitas. Foi realizada ainda uma palestra sobre a situação do edifício que abriga atualmente o Arquivo Nacional de Assunção e o Museu de Belas Artes. O prédio passou recentemente por uma perícia arquitetônica para avaliar suas condições. Durante a inspeção, foram percorridas todas as suas instalações e depois foram constituídos grupos de trabalho para discutir a questão.

Uma equipe de diretores e técnicos da Secretaria Nacional de Cultura, entre eles, o da Direção Geral de Arquivos, Bibliotecas e Museus e o da Direção Geral do Patrimônio Cultural do Paraguai também participou do encontro. Na sexta-feira, último dia de reuniões, um grupo de trabalho apresentou os primeiros resultados da formulação desenvolvida com vistas à formulação do Plano de Gestão do Arquivo Nacional paraguaio, inclusive com a elaboração e aprovação da ata por autoridades paraguaias e brasileiras.

O Projeto de Cooperação Brasil/Paraguai para Intercâmbio de Conhecimentos do Sistema de Conservação Integrada e Patrimônio Cultural foi assinado em junho de 2007 e conta com o apoio financeiro da Agencia Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC/MRE. As reuniões em Assunção fazem parte da primeira etapa do projeto revisado em recente missão técnica de revisão do projeto, em que está sendo utilizada a metodologia “aprender fazendo”. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin