Obra registra arquitetura e arte religiosa maranhense

publicada em 28 de agosto de 2009, às 15h21

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA) lança, nesta sexta-feira, dia no próximo dia 28, às 19h, o livro Arquitetura e Arte Religiosa no Maranhão, de Kátia Bogéa, Stella Soares de Brito e Emanuela Sousa Ribeiro. O evento será na Academia Maranhense de Letras, que fica à rua Paz, 84, em São Luís – MA, e conta com uma palestra sobre o tema. 

A publicação descreve a arquitetura e a história dos templos religiosos católicos erigidos no estado nos últimos 400 anos. Kátia Bogéa, que é superitendente no Iphan no Maranhão, explica que “o livro é um reconhecimento à importante contribuição que a igreja católica ofereceu ao desenvolvimento urbano, social e econômico do Maranhão”. A obra é resultado de uma pesquisa que inventariou 45 municípios maranhenses e relaciona 93 monumentos religiosos, retratando diversos estilos arquitetônicos, incluindo barroco, rococó, neoclássico, neogótico e também o gosto popular.

Algumas curiosidades do estado são retratadas no livro, como a descoberta de que a época de ouro do Maranhão (segunda metade do século XVIII e primeira do XIX) também foi pródiga no campo da arte sacra. De acordo com as pesquisadoras, nesta época foram produzidas excelentes peças, ainda sob as influências barrocas do período jesuíta, mas já sofrendo as tendências das imagens européias neoclássicas do século XIX. A publicação relata ainda o desaparecimento de grande número de edifícios religiosos construídos nos primeiros anos de colonização do Maranhão, sendo seis em São Luís, um em Alcântara, um em Arari e um em Anajatuba. De outros templos abandonados hoje só restam ruínas.

Muitas das edificações também tiveram as suas estruturas arquitetônicas alteradas ao longo de sucessivas reformas. Um exemplo é a Igreja da Sé, em São Luís, que tem estampada na sua decoração as sucessivas transformações que o templo sofreu em diferentes épocas. O livro Arquitetura e Arte Religiosa no Maranhão também reacende o debate sobre o patrimônio cultural, tornando-se mais uma fonte de pesquisa, documentação e educação patrimonial.

Serviço:
Lançamento do livro Arquitetura e Arte Religiosa no Maranhão
Data:
28 de agosto de 2009
Horário: às 19h
Local: Academia Maranhense de Letras - Rua Paz, 84 – São Luís – MA

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin