Seminário capacita técnicos para planejamento e fiscalização de restauro

publicada em 21 de agosto de 2009, às 16h27

 

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) reuniu, de 17 a 21 de agosto de 2009, mais de 300 técnicos no auditório Gilberto Freyre do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, que participam do Seminário Qualidade na Conservação de Monumentos. Organizado pelo Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan – Depam, o encontro envolve arquitetos, engenheiros e técnicos que atuam nas ações de planejamento, acompanhamento e fiscalização de obras de conservação e restauração de bens imóveis.

Profissionais de todo o Brasil participam do seminário buscando o aperfeiçoamento das intervenções de conservação e restauração de edificações de valor histórico e artístico. O evento reuniu arquitetos e engenheiros do Iphan, de órgãos estaduais e municipais e empresas de restauro de bens imóveis. O que chamou a atenção foi a presença das Forças Armadas no encontro, com a participação de profissionais do Exército e da Marinha que atuam em trabalhos de conservação e restauração de edificações. A palestra sobre a restauração do Forte Príncipe da Beira, por exemplo, contou com o general Juarez Aparecido de Paula Cunha, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.

O encontro trouxe, ainda, nomes de destaque na área, entre palestrantes e participantes de mesas redondas convidados, como os pesquisadores Armando Gonzaga, especialista no uso da madeira; professor André Barbosa, especialista em controle endêmico de madeiras; o arquiteto José La Pastina, superintendente do Iphan – PR e especialista em telhados; e a engenheira Silvia Puccioni (Depam-RJ), especialista em restauração estrutural, que também é a coordenadora do seminário. A arquitetura moderna também foi debatida com a presença do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, Carlos Eduardo Coma, presidente do Comitê de Conservação dos Monumentos Modernos; dos superintendentes do Iphan Alfredo Gastal  (DF), Carlos Fernando de Andrade (RJ), Anna Beatriz Galvão (SP); Frederico Almeida (PE) além do arquiteto Luciano Lopes (Iphan-RJ).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin