Diretor do Iphan em aula magna na Universidade Federal de Sergipe
publicada em 13 de agosto de 2009, às 13h59
Obras realizadas pelo Programa Monumenta/Iphan em Laranjeiras recuperaram espaço que foi transformado no Campus da universidade
O diretor do Departamento de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Dalmo Vieira Filho, proferiu a aula magna que abriu oficialmente, no dia 11 de agosto de 2009, às 16h, o semestre letivo no Campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe. A parceria do Iphan com a cidade é resultado de alguns projetos que vêm sendo desenvolvidos em Laranjeiras, em especial a recuperação das edificações que compõem o Quarteirão dos Trapiches, onde hoje funciona o Campus.
O projeto, no valor de R$ 2,77 milhões, foi realizado por meio do Programa Monumenta/Iphan, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e cooperação técnica da Organizações da Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). As obras, inauguradas em junho deste ano, restauraram os prédios históricos do Quarteirão dos Trapiches e, ao mesmo tempo, promoveram uma revitalização da área ao criar condições de estabelecer uma atividade acadêmica no local.
Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o catarinense Dalmo Vieira Filho é um profundo conhecedor do patrimônio histórico edificado brasileiro. Em sua aula magna, o diretor do Iphan dá início ao semestre dos cinco cursos oferecidos no Campus de Laranjeiras: Arqueologia, Dança, Teatro, Museologia e Arquitetura.
Mais informações:
Assessoria de imprensa Iphan
Fones: (61) 3414-6187
www.iphan.gov.br