Patrimônio tombado recebe escola de música para jovens em Icó (CE)
publicada em 18 de setembro de 2009, às 15h29
O sobrado do Canela Preta, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi restaurado com recursos do Programa Monumenta/Iphan, do Ministério da Cultura, e passou a abrigar o Núcleo de Música com aulas de violão, teclado, bateria, percussão, sopro e canto coral.
O projeto, objetiva a inclusão social de alunos da escola pública municipal e o incentivo à arte musical. Implantado em 2007, retomou as atividades neste semestre com um número recorde de 500 participantes.
O imóvel histórico estava fechado e prestes a ruir. Restaurado, o casarão passa a sediar uma importante iniciativa para a formação intelectual e social de crianças, adolescentes e grupos da terceira idade.
O Núcleo de Música Sobrado do Canela Preta, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e do Programa Monumenta.
“Somos uma cidade tombada como patrimônio histórico nacional e agora o nosso esforço é para que o conjunto de imóveis restaurados funcione plenamente, atendendo à população e aos turistas" explica a secretária de Cultura, Jequélia Alcântara.
A Secretaria de Cultura de Icó pretende ampliar o leque de oferta das aulas de música, com o retorno da sanfona e a introdução de piano.
Outra idéia é o pagamento de uma bolsa para alunos-monitores.