Educação patrimonial: professores pernambucanos participam de oficina
publicada em 10 de setembro de 2009, às 16h14
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em Pernambuco, a partir de sábado, dia 12, uma oficina de educação patrimonial destinada a 40 professores de ensino fundamental e médio, do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, em Recife. Este é um projeto de ações educativas promovido pela superintendência do Iphan em Pernambuco. O objetivo é capacitar os professores para o trabalho interdisciplinar, levando aos estudantes temas ligados ao patrimônio cultural, por meio de ações pedagógicas.
A proposta, segundo o superintendente do Iphan, Frederico Almeida, “é que sejam formatados novos planos de trabalho para serem desenvolvidos no Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios durante esse semestre”. Ele conta que, ao final no período letivo, a produção dos alunos será exposta à sociedade durante a Jornada do Patrimônio Cultural, prevista para dezembro, em Recife.
Jornada do Patrimônio Cultural
O evento apresentará diversas ações voltadas para segmentos da sociedade civil, despertando a importância do patrimônio cultural pernambucano e destacando a atuação do Iphan e seus parceiros institucionais.
Com a exposição Sopro do tempo: patrimônio nacional em Pernambuco o Iphan vai trabalhar a vitalidade do patrimônio cultural, material e imaterial. Além disso, a Jornada também vai contar com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, no mesmo estilo das já conhecidas feiras de ciências. Também estão programados um seminário acadêmico-científico com debates sobre educação patrimonial e uma feira de negócios, voltada para o grande público, promovendo a visibilidade aos trabalhos do Iphan e dos seus parceiros na preservação do patrimônio cultural.
Serviço:
Data: 12 de setembro de 2009
Horário: a partir das 9h
Local: Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios da Universidade Católica de Pernambuco – Rua do Príncipe, 526, Recife-PE
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 3326-6864 / 3414-6187
ascom@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br